Quinta-feira, 25 de setembro de 2025, 01:55

João Souto: do início nas Moreninhas ao Foz do Iguaçu

da redação - 23 de set de 2025 às 15:54 59 Views 0 Comentários
João Souto: do início nas Moreninhas ao Foz do Iguaçu Da Redação

A trajetória do goleiro sul-mato-grossense João Vitor Souto da Silva, nascido em 27 de setembro de 2002, mostra como a construção de uma carreira no futebol passa por etapas, desafios e escolhas firmes desde cedo. Hoje no Foz do Iguaçu Futebol Clube, ele relembra sua formação em Campo Grande e a base feita no Londrina, onde assinou seu primeiro contrato profissional.

 

“Meu começo no futebol foi na escolinha de futebol do Vila Nova, que fica na região das Moreninhas, e logo após fui para o Grêmio Santo Antônio. Desde quando comecei no futebol, meu sonho sempre foi me tornar jogador profissional de futebol. Com 16 anos fui para o Londrina Esporte Clube, onde fiz toda minha base, jogando os campeonatos de base, como Paranaense Sub-20, Copa do Brasil Sub-20 e Copa São Paulo, e também onde assinei meu primeiro contrato profissional”, contou.

 

Essa caminhada, segundo o atleta, sempre envolveu obstáculos que serviram de aprendizado. “Na vida do atleta, todas as situações se tornam um desafio. Para mim, todos me ajudaram muito para eu chegar até aqui, desde a base até agora como profissional”, disse.

 

No Foz do Iguaçu, onde atua atualmente, João destaca a forma como foi recebido e o trabalho coletivo que resultou em conquistas recentes. “Foi muito tranquilo em relação ao clube e à cidade. Todos os profissionais que trabalham no clube estão sempre dispostos a ajudar e isso é muito importante. Formamos um grupo forte e, com isso, conseguimos o acesso para a primeira divisão paranaense de 2026. Agora seguimos na disputa da Copa Paraná.”

 

O goleiro também reflete sobre as exigências da posição em um futebol que evolui constantemente. “Muita concentração, foco e muito trabalho. Isso irá refletir no jogo. É uma posição que vem evoluindo muito, com muitas coisas novas para ajudar ainda mais”, avaliou.

 

Na hora de falar sobre ídolos, João aponta nomes que influenciam sua forma de jogar. “Tem alguns, sim, mas Ederson, para mim, é um goleiro que me inspiro muito”, revelou.

 

Sua rotina de treinos acompanha a dinâmica exigida pelo calendário e pela função. “São treinos todos os dias, com trabalhos específicos e também com o grupo, que é o normal de todos os clubes”, explicou.

 

Entre as lembranças marcantes da carreira até aqui, ele não hesita em escolher a estreia como profissional. “Foi minha estreia como profissional, um jogo que sempre vou lembrar. Um momento especial para mim e para minha família também.”

 

O jovem goleiro projeta seu futuro com metas claras. “Alcançar um alto nível no futebol, conquistar títulos e escrever minha história também no futebol”, resumiu.

 

Ele também destaca a importância do crescimento do futebol sul-mato-grossense e o papel dos atletas nesse processo. “Nosso estado vem crescendo, e creio que logo logo estará muito mais reconhecido. Agora, com novos projetos para o futebol do estado, será um grande sucesso.”

 

João ressalta a importância da família como base de apoio para sua caminhada no esporte. “Gosto mais de aproveitar com a família, estar sempre juntos, porque sempre foram eles que me apoiaram e incentivaram”, afirmou.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?