Corumbá (MS) - O Coxim Atlético Clube, atual campeão estadual, pode ser penalizado com a perda de 12 pontos no Campeonato Estadual de Futebol 2007. Na tarde de ontem (28), a Serc (Sociedade Esportiva e Recreativa de Chapadão do Sul) e o Operário entraram com um recurso no Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD/MS) alegando que o clube coxinense utilizou irregularmente um atleta durante duas partidas do campeonato.
De acordo com a denuncia, o jogador Enistânio de Oliveira Pio teria jogado na 19ª e 20ª rodada- contra o Paranaibense e o Umjec consecutivamente - como sendo o jogador Rosenildo M. da Silva, que estava contundido na época. Nos jogos, o Coxim venceu o Paranaibense em casa por 6 a 1 e também goleou o Umjec, em Bonito, por 5 a 0.
Segundo o presidente do TJD, Riad Empilio Saddi, um inquérito foi instaurado para investigar a procedência das denuncias. "Os dois jogadores e os árbitros dos jogos (Luis Nunes D'avila e Erlei Pires Dias) foram chamados para prestarem seus depoimentos na próxima quinta-feira, dia 31, às 18h30", disse Saddi. Se for condenado, o atual campeão estadual deve perder o dobro de pontos disputados com o jogador irregular, ou seja, 12 pontos.
Riad afastou qualquer possibilidade de desclassificação do clube do Estadual 2007. "A única punição cabível é a perda dos pontos", afirmou ele ao Diário Corumbaense. Depois dos depoimentos, o auditor do processo, que ainda não definido, deverá apresentar um relatório final ao Tribunal de Justiça Desportiva. O caso deve ser resolvido antes do dia 07 de junho, quando começam as semifinais da Série A do Estadual.
Atualmente, o Coxim ocupa a terceira posição da competição, atrás do Águia Negra e do Cene, e já tem vaga assegurada na semifinal do campeonato. Se for punido com a perda dos pontos, o clube fica fora da fase final mas se mantém na Série A. "Tenho a consciência limpa", disse Amarildo de Carvalho, técnico do Coxim, ontem, ao Campo Grande News.
A possível punição do time coxinense não alivia em nada a situação do Corumbaense. O time do técnico da Silva ainda vai precisar vencer a Águia Negra em Rio Brilhante para se garantir na semifinal sem depender de outros resultados. A Serc e o Operário têm um ponto a menos que o Carijó da Avenida e jogam em casa contra os dois últimos colocados do Estadual: Umjec e Rio Verde consecutivamente.