Segunda-feira, 30 de junho de 2025, 23:15

Inscrições para III Copa Indígena de MS acabam na segunda-feira

com sejel - 13 de abr de 2006 às 14:13 177 Views 0 Comentários
Inscrições para III Copa Indígena de MS acabam na segunda-feira

Coronel Sapucaia (MS) - A Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel), comunica que o prazo para inscrição na III Copa Indígena de Mato Grosso do Sul termina na próxima segunda-feira (17/4). A Copa acontecerá de 24 a 29 de abril, e é uma realização do Governo do Estado, através da Sejel, em parceria com a Prefeitura Municipal daquela cidade.

Este ano, foram convidadas 22 equipes representando aldeias sul-mato-grossenses das etnias Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Ofaié e Terena, aldeias estas oficializadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Nas edições anteriores da Copa, o número total de participantes era de 18 equipes.

Até a presente data, confirmaram presença oito equipes, a saber: Ava´Ñembiara/Kaiowá (Amambai); Pirakuá/Kaiowá (Bela Vista); Te´Yikue/Kaiowá (Caarapó); Ava Katupyry/Kaiowá (Coronel Sapucaia); Herená/Terena (Dois Irmãos do Buriti); Nhandevá/Guarani-Nhandevá (Eldorado); Pirajuí/Guarani (Paranhos); e, Ava Tavyterã/Kaiowá (Tacuru).

Assim como o Fórum Indígena, realizado anualmente, a copa é uma oportunidade de reunir e integrar as comunidades indígenas estaduais em competições esportivas. O Fórum, por sua vez, possibilita a discussão das políticas desportistas indígenas do Estado para o próximo ano, como os Jogos Indígenas de MS (JIMS).

Atualmente, a aldeia Kopenoty (Miranda), é bi-campeã da Copa MS de Futebol Indígena. Kopenoty conquistou o título da primeira edição realizada em 2002 na cidade de Dourados, e a segunda (2004), em Eldorado. Conforme informação do diretor de esportes do município de Miranda, Sr. Saraiva, infelizmente a equipe Kopenoty não participará da III edição da Copa Indígena de Mato Grosso do Sul, abrindo caminho para um novo campeão estadual.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?