Iguatemi (MS) - O município de Iguatemi recebeu de 26 a 29 de abril o curso de formação de árbitros de futebol do programa Jogo Certo, desenvolvido pelo governo do Estado através da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel).
A ação realizada objetiva capacitar profissionais e acadêmicos de educação física, além de pessoas interessadas no esporte para atuar em suas comunidades e em competições regionais como árbitros ou auxiliares.
Entre os 33 inscritos no curso, havia representantes de Mundo Novo, Itaquiraí e Iguatemi. Eles receberam aulas sobre a História do futebol, regras oficiais, mecânica da arbitragem, preenchimento de súmulas, psicologia da arbitragem e primeiros socorros em campo. De acordo com a técnica da Sejel, Soraia Echeverria, a receptividade dos participantes foi excelente assim como a ação dos ministrantes.
Os cursistas realizaram simulações, exercícios práticos e captaram bem o conteúdo passado e explicado pelo ministrante Getúlio Barbosa de Souza Junior, instrutor nacional de árbitros da CBF.
Todos os cursistas receberam certificados, mas para pertencer ao quadro de arbitragem da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), eles precisam tirar nota 7,5 no teste aplicado no final do curso, que os habilitará à prática de arbitragem da modalidade.
Em Iguatemi, o curso foi realizado no anfiteatro da Escola Municipal Salvador Nogueira, na avenida Francisco Fernando Filho, nº 2119, e no Estádio Municipal de Iguatemi, no complexo esportivo Adão Mendes.