"É inacreditável", repetia Ingo Hoffmann, já nos boxes da AMG-Filipaper, ao final da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. A indignação do piloto paulista, maior vencedor da história da categoria, fazia alusão à conduta de Luciano Burti, a quem responsabilizou diretamente por não ter ido ao pódio e pelo acidente que antecipou o fim da corrida, disputada na tarde deste domingo (3) no circuito paulista de Interlagos.
Ingo, largando em 12º, fez uma prova de recuperação que definiu como "saudável". Na 14ª volta, já aparecia em quarto lugar, a uma distância invariável de 1s7 de Luciano, terceiro. A aproximação foi facilitada pela intervenção do safety car na 21ª volta, decorrência do forte acidente entre Luis Carreira Júnior e Gualter Salles na saída do S do Senna. A relargada, após duas voltas, representava para Ingo a chance de brigar pela vitória.
Hoover Orsi, que largou da pole-position e havia liderado todas as voltas até então, teve um desempenho notável na relargada e manteve-se à frente, para conquistar sua primeira vitória na Stock Car V8, conquista inédita também para sua equipe, a NasrCastroneves. Pedro Gomes e Burti, segundo e terceiro, tiveram uma disputa acirrada no final da reta dos boxes e Ingo aproveitou-se do momento para atacar as posições dos dois pilotos.
Na entrada do "S", Ingo aparecia em terceiro, já pronto para tentar tomar o segundo lugar de Pedro. Foi quando sentiu um toque na traseira do carro, rodou e caiu para 12º. "O Burti veio falar comigo depois, primeiro disse que alguém tinha batido na traseira dele, depois disse que não tinha conseguido frear. A verdade é que ninguém acertou ele, ele me acertou e me tirou da briga. Eu não teria como alcançar o Hoover, mas seria o segundo", supõe.
Como todo o pelotão havia sido reagrupado pelo safety car, via-se muito próximo de todos os pilotos e tentava, faltando duas voltas para a bandeirada final, recuperar posições. Quando abririia a 27ª volta, Ingo bateu forte no carro de Burti. "Eu tinha visto que o Luciano tinha um pneu furado, mas ele simplesmente cruzou a pista para entrar no boxe. Quando eu vi aquilo, não acreditei. E não tinha como desviar, bati muito forte, mesmo", revive a cena, assustado.
Hoffmann definiu como "irresponsável" a conduta de Burti em Interlagos. "Eu esperava muito mais dele, um ex-piloto da Fórmula 1 que até o ano passado trabalhava na melhor equipe do mundo. Depois da batida, até discutimos na pista, e isso eu não deveria ter feito, mas estava muito irritado. Ele, hoje, não mostrou o profissional que deveria ser. Fez um bom trabalho pela Ferrari andando sozinho. Com mais pilotos na pista, ele faz esse tipo de coisa", acusou.
Com 25 voltas válidas, a classificação final da quarta etapa da Stock Car V8 foi a seguinte:
1º) Hoover Orsi (MS/NasrCastroneves), 44min54s872
2º) Pedro Gomes (SP/Katalogo), a 1s270
3º) Duda Pamplona (RJ/Officer-Pamplona's), a 5s519
4º) Ricardo Mauricio (SP/L&M), a 6s087
5º) Cacá Bueno (RJ/Action Power), a 6s282
6º) Luciano Burti (SP/RC), a 7s634
7º) Alceu Feldmann (PR/Boettger), a 7s727
8º) Chico Serra (SP/RC3-Bassani), a 8s208
9º) Christian Fittipaldi (SP/Avallone), a 8s372
10º) Felipe Maluhy (SP/Avallone), a 8s652
11º) Giuliano Losacco (SP/Medley), a 8s927
12º) Ingo Hoffmann (SP/AMG-Filipaper), a 9s278
13º) David Muffato (PR/Boettger), a 11s122
14º) Sandro Tannuri (RJ/AMG-Filipaper), a 11s541
15º) Raul Boesel (PR/RR Embratel 21), a 11s911
16º) Ruben Fontes (GO/JF Racing), a 12s314
17º) Neto de Nigris (SP/NascarRebial), a 12s862
18º) Tom Stefani (GO/Philips), a 13s591
19º) Wagner Ebrahim (PR/Hot Car), a 15s583
20º) Reck Jr (MT/MT Racing), a 1 volta
21º) Guto Negrão (SP/Medley), a 1 volta
22º) Luis Carreira (SP/Philips), a 5 voltas
23º) Gualter Salles (RJ/Vogel), a 5 voltas
24º) Diogo Pachenki (PR/PowerTech), a 6 voltas
25º) Adalberto Jardim (SP/Tatu), a 6 voltas
NÃO COMPLETARAM:
Nonô Figueiredo (SP/RS), a 7 voltas
Juliano Moro (RS/NasrCastroneves), a 9 voltas
Rodrigo Sperafico (PR/WWB), a 11 voltas
Beto Giorgi (SP/JF Racing), a 12 voltas
Popó Bueno (RJ/WWB), a 14 voltas
Fabio Carreira (SP/Hot Car), a 14 voltas
Thiago Marques (PR/Action Power), a 15 voltas
Mateus Greipel (SC/RC3-Bassani), a 15 voltas
Henrique Favoretto (PR/L&M), a 16 voltas
Antonio Jorge Neto (SP/RC), a 18 voltas
Valdeno Brito (PB/NascarRebial), a 21 voltas
Luiz Garcia (DF/OWL), a 21 voltas
Thiago Camilo (SP/Vogel), a 22 voltas
Allam Khodair (SP/RS), a 22 voltas