Começam nesta sexta-feira no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, os treinos livres para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Os 25 pilotos manifestam a expectativa de uma das corridas mais disputadas desta temporada. O traçado de 3.835 metros, um dos mais velozes do Brasil, vai desafiar a habilidade dos preparadores, por exigir de motores e freios um desempenho acima da média.
A prova de domingo vai representar, para grande parte dos favoritos ao título, a linha de partida na disputa, diante dos problemas que enfrentaram na corrida que abriu o campeonato, mês passado em Caruaru. É o caso do paulista Roberval Andrade, que abandonou a corrida pernambucana e planejar iniciar em Goiânia, uma de suas pistas preferidas, uma reação que possa levá-lo ao segundo título brasileiro na categoria dos caminhões.
A preferência de Roberval pelo circuito goiano não é meramente técnica. O piloto mantém uma simpatia especial pela pista com que mais teve contato até hoje. Antes mesmo de se tornar piloto da F-Truck, disputou em Goiânia provas de arrancadas de motocicletas. Conquistou dois títulos na categoria 1000cc, em 1998 e 1999, e foi vice-campeão em 2000. Com os caminhões, seu retrospecto na pista é um dos mais positivos.
"Sempre andei bem em Goiânia", lembra o piloto, que neste ano defende sua própria equipe, a Roberval Motorsports. De fato, ele ganhou as duas primeiras corridas que disputou pela F-Truck naquela pista, em 2001 e 2002 - nesta última, cumpriu as últimas voltas sem o pára-brisa de seu caminhão, que se desintegrou. Em 2003, era líder quando teve de cumprir um time penalty por exceder o limite de velocidade no radar. Terminou em terceiro.
Mas a maior decepção de Roberval em Goiânia foi verificada na prova do ano passado. Largando em 12º, ele demorou apenas cinco voltas para assumir a liderança, onde se manteve até faltar menos de um quilômetro para a bandeirada final. O estouro do pneu traseiro direito externo de seu Scania, motivado por um toque verificado algumas voltas antes, o fez rodar e sair da pista. Se arrastou até a linha de chegada, na quinta posição.
"Ganhei duas corridas em Goiânia, perdi uma por causa do radar e outra por causa do pneu estourado. Nos dois últimos anos, eu saí decepcionado, mas esses problemas fazem parte do jogo", diz o piloto, que tem no Scania eletrônico o número 420 e as logomarcas de Assobrasc, Knorr-Bremse, Guerra, Rodafuso, Frum, Biasi Tanques, KS, Tanesfilm, KS e Expresso Araçatuba. "Agora, acho que chegou a hora de vencer de novo".
A motivação de Roberval pela competitividade de seu equipamento ganha força na nova condição que o piloto experimenta em 2005 - a de chefe de equipe. A partir da prova goiana, além de se envolver diretamente com a luta pela vitória, o campeão brasileiro de 2002 terá a responsabilidade de acompanhar o trabalho de Felipe Giaffone, que, depois de quatro anos na Fórmula Indy, estréia na Truck com o segundo caminhão da Roberval Motorsports.
"A contratação do Felipe vai nos ajudar a dar um retorno melhor à marca Scania e aos nossos outros parceiros. É um investimento adequado à realidade da categoria, que está mais do que consolidada, e significa um reforço enorme para a equipe", considera. "Um piloto desse nível não vai demorar para estar no primeiro pelotão e disputar vitória", aposta. Giaffone vai competir com o modelo mecânico T113, o mesmo com que Roberval foi campeão.
A programação em Goiânia prevê duas sessões de treinos livres de 60 minutos na sexta, uma às 14h (horários de Brasília) e outra às 16h. No sábado, haverá mais duas sessões livres, às 9h e às 11h15. A tomada de tempos classificatória será aberta às 15h. A largada, no domingo, será dada às 14h15. A Rede TV! transmitirá as 32 voltas da prova ao vivo, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério.