Depois de passar por oito capitais brasileiras, toda a infra-estrutura do Renault Speed Show by TIM, um dos maiores eventos automobilísticos do Brasil, invade na próxima semana o principal circuito do País, o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Zona Sul de São Paulo. Para fechar o ano com em grande estilo, serão quatro corridas no total, duas na Fórmula Renault e duas na Copa Clio, que definirão o título de campeão nas duas categorias. Os treinos para 13ª e 14ª etapas da Fórmula Renault e 9ª e 10ª da Copa Clio começam na próxima quinta-feira. Na Fórmula Renault, três pilotos brigam diretamente pelo título: Daniel Serra (Bassani Racing), Alexandre Foizer (Cesário F-Renault) e Alan Hellmeister (Dragão Motorsport), respectivamente, líder, vice-líder e terceiro colocado na tabela. Com 214 pontos, Serra precisa ao final das duas etapas manter a diferença de sete pontos para Foizer, que tem 207, tarefa complicada em um campeonato onde o vencedor leva 30 pontos, o segundo 24, o terceiro 20, o quarto 16, o quinto 12, e partir daí dois pontos a menos até o 10.° colocado, que recebe dois -- Hellmeister tem 184 pontos. Até agora, três rodadas duplas já foram disputadas na temporada da Fórmula Renault: Brasília (maio); Rio de Janeiro (agosto); e Porto Alegre (outubro). Na soma dos pontos das três rodadas duplas, Alexandre Foizer aparece como o piloto que mais se destaca, com 129 pontos acumulados, contra 112 de Daniel Serra -- Hellmeister acumulou 107 nos três circuitos. Serra foi o único que conseguiu vencer duas corridas no mesmo fim de semana. Foi no Rio de Janeiro, quando acumulou 62 pontos (+ 1 ponto da pole e 1 ponto da melhor volta). Se Alexandre Foizer leva vantagem em pontos conquistados nas rodadas duplas este ano, Daniel Serra tem um ponto ao seu favor. No retrospecto das últimas três corridas realizadas no circuito de Interlagos (duas no ano passado e uma este ano), Serrinha chegou duas vezes na frente de Alexandre, que por sua vez venceu a preliminar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, este ano, em outubro. Nas corridas, Serra nunca largou atrás da segunda fila (dois segundos e um terceiro), enquanto Foizer largou em 21° e 9° lugares em 2003, mas este ano foi o pole position na preliminar da F-1. Com esses ingredientes é que a Fórmula Renault chega à sua decisão este ano. Três pilotos brigando pelo título depois de uma corrida tumultuada nas ruas de Florianópolis (SC), em novembro, quando nenhum dos três venceu. A vitória acabou ficando nas mãos do estreante Carlos Iaconelli (PropCar Racing), que fez a pole position e venceu com quase 30 segundos de vantagem para Bia Figueiredo (Cesário F-Renault), a segunda colocada -- Alexandre Foizer terminou em sexto lugar, enquanto Daniel Serra abandonou. As corridas em São Paulo têm tudo para serem as melhores do ano. Já a história da decisão do título na Copa Clio começa semelhante à da Fórmula Renault. São três pilotos brigando para ser campeão: Renê Bauer (Officer Motorsport), Elias Nascimento Jr. (Hot Car Competições) e Alexandre Conill (CRTech). Bauer aparece como o favorito para ficar com o título, com 131 pontos contra 114 de Elias Jr. e 104 de Conill. Para não depender de nenhum resultado, Renê Bauer precisa de 37 pontos, dos 54 que ainda estão em jogo, para ficar com o título. Já o campeão da temporada passada, Elias Jr., depende do desempenho do rival para ficar com o bicampeonato da categoria. Parece que tudo conta a favor para que Renê Bauer fique como título: o piloto de São Paulo venceu três das quatro última etapas e marcou três poles até agora, e sua equipe vem crescendo a cada prova. Mesmo assim, o retrospecto em Interlagos não é dos melhores para Renê. No ano passado, a temporada da Copa Clio também acabou em rodada dupla em São Paulo, mas quem se deu melhor foi justamente Elias Jr., que venceu a primeira prova e marcou 34 pontos no total, contra 33 de Alexandre Conill (que ganhou a segunda) -- Bauer marcou apenas 12 pontos em São Paulo. Junto com a Fórmula Renault, a Copa Clio tem tudo para terminar o ano de maneira brilhante, com os pilotos disputando o título até a última volta. São tantas as variáveis de pontuação, que qualquer tipo de prognóstico é impossível de ser feito, já que a Copa Clio é uma categoria muito disputada e com pilotos de alto nível técnico.