Zurique (Suiça) - O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, pediu que as grandes equipes européias respondam positivamente às solicitações de liberação de jogadores que excedam o limite de idade (mais de 23 anos) e que sejam convocados para os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.
A liberação para o torneio, que será realizado em Pequim e em outras quatro cidades chinesas entre 6 e 23 de agosto de 2008, não é obrigatória.
Diante desta situação, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, considerou necessário apelar à solidariedade esportiva.
"Sabemos que a liberação de jogadores que excedam o limite de idade não é obrigatória para esta competição, mas espero que possa ser encontrada uma solução. Apesar de este ser um assunto que compete aos clubes e às associações, este torneio não deixa de ser uma competição importante para os jogadores", afirmou o dirigente.
Já os representantes dos clubes europeus disseram que a disputa deste torneio, que não está contemplado no calendário internacional, representa um problema por coincidir com o início dos campeonatos nacionais na Europa.
Segundo Kaká, os dirigentes do Milan já disseram que sua liberação para os Jogos é complicada. O mesmo também pode acontecer com Robinho (Real Madrid) e Anderson (Manchester).