Domingo, 22 de junho de 2025, 14:56

Fiba pede ao COI competição com 16 equipes em Londres 2012

gazeta esportiva.net - 24 de ago de 2008 às 06:51 196 Views 0 Comentários
Fiba pede ao COI competição com 16 equipes em Londres 2012

Pequim (China) - O secretário-geral da Federação Internacional de Basquete (Fiba), Patrick Baumann, pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que as próximas Olimpíadas tenham mais vagas nos torneios de basquete. Baumann encaminhou um pedido formal ao COI para que 16 seleções disputam os Jogos de Londres-2012 em cada categoria. Atualmente, há apenas 12 vagas no masculino e 12 no feminino.

Baumann usou o grande interesse mundial pela modalidade para justificar a mudança. "Quatro países tão fortes como França, Espanha, Itália e China querem organizar o Mundial-2014, o que comprova a popularidade do esporte".

Com a limitação no número de vagas olímpicas, países tradicionais acabaram ficando fora dos Jogos na China. Foi o caso da vice-campeã de Atenas-2004, Itália, da França e da Iugoslávia, no masculino.

O Comitê Olímpico deve anunciar sua decisão em dezembro deste ano, quando promove uma reunião de sua comissão executiva. Caso o pedido seja aprovado, as Américas devem ser as maiores favorecidas com o aumento no número de vagas, atualmente em número de dois contra as seis da Europa.

Entre os países que não se classificaram para Pequim está o Brasil. Esta foi a terceira olimpíada seguida, que os brasileiros ficaram de fora.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?