Quinta-feira, 17 de julho de 2025, 04:19

Felipão avisa que fracasso nas Olimpíadas pode derrubar Dunga

terra - 30 de jul de 2008 às 17:39 144 Views 0 Comentários
Felipão avisa que fracasso nas Olimpíadas pode derrubar Dunga

Macau (China) - Uma eventual derrota nas Olimpíadas pode ser fatal para o técnico da Seleção Brasileira, Dunga. Esta é a mensagem passada por Luiz Felipe Scolari em entrevista exclusiva concedida para o Terra, a primeira desde que assumiu o comando técnico do Chelsea.

"Tomara que ganhe pra poder ter esse título, que não temos. Mas pode ser uma situação de conflito para o Dunga no futuro. Vejo boas possibilidades (de vitória), pelo trabalho, jogadores que tem. Mas não vai ser fácil", disse o técnico campeão do mundo em 2002.

Scolari participa de pré-temporada com o Chelsea pela Ásia e recebeu o Terra no luxuoso hotel Grand Lisboa, em Macau. Dando mostras de que não quer deixar o treinador nem um segundo "livre" para falar com jornalistas, a assessoria de imprensa do clube acompanhou todos os passos de nossa reportagem e gravou a entrevista.

Durante todo o tempo, o técnico mostrou-se calmo e brincalhão, aparentando certo alívio por poder se expressar em português. As caras e bocas seguem sendo uma marca registrada de um Felipão fundamentalmente feliz e satisfeito no novo desafio. Segundo ele, os jogadores são hiper-profissionais, obedientes e não dão o menor trabalho fora do campo.

Ele aproveitou a entrevista para defender Dunga das duras críticas que vem recebendo pelo pobre jogo apresentado pela Seleção e as dificuldades nas Eliminatórias da Copa de 2010. "Não vejo dificuldades de o Dunga classificar entre os quatro, e não precisa ser primeiro, não tem bônus no Mundial pra isso. Mas a Olimpíada é uma situação chata", disse.

"Primeiro se monta um time, depois os clubes não cedem jogadores por causa da idade. Se tivesse só Sub-21, não tinha pressão nenhuma. Mas como dão oportunidade de convocar três, parece que esses vão fazer a diferença e pode ser que justamente sejam os que façam com que o time não vença", completou.

Em plena janela de transferências do futebol europeu, o Chelsea está envolvido em diversas especulações. Sobre a tentativa do clube em trazer Kaká e Robinho, o treinador esquivou-se. Não confirmou nem negou o interesse e ainda culpou os empresários por estarem vazando informações indevidas para a imprensa.

"Se der pra acrescentar A, B ou C, ótimo. Mas já tenho bons jogadores com essa qualidade. Não se esqueça que tenho africanos que possuem mais ou menos as características do jogador sul-americano. O Chelsea não está atrás (de Kaká e Robinho), isso são especulações, envolvimento de negócios comentados por dirigentes de clubes. Isso, aquilo, trocas de informações, vende, não vende. Neste momento existe muita influência e troca de informações com imprensa dos agentes esportivos, que valorizam transferência de atletas", explicou

Felipão ainda disse que as especulações estão gerando problemas dentro do vestiário do Chelsea. "Qualquer tipo de colocação, uma especulação, gera intranqüilidade em um ou outro jogador. Nós já falamos a eles. O que eles ouvirem e o que for colocado por mim no site do Chelsea e na TV Chelsea é que é a realidade."

A estrutura do clube deixou Scolari "boquiaberto", e as informações sobre os jogadores são instantâneas. Os programas de informática são um novo desafio para o brasileiro, além de melhorar o inglês que ele classifica como "de índio" para se comunica melhor com os jogadores. "Meu filho pensa em inglês. Eu penso em português para traduzir. É um grande desafio para em dois, três, seis meses, no máximo, ter vocabulário maior e poder me expressar de maneira diferente."

Felipão comentou também sobre o dono do clube e do dinheiro, o russo Roman Abramovich. A imprensa inglesa diz que o multimilionário gosta de ir ao vestiário dar opiniões, além de escalar o time. Ele teria mandado o português José Mourinho embora, no início da temporada passada, porque o time não estava jogando bonito.

"Não me contrataram para jogar bonito, mas para que o Chelsea ganhe campeonatos. Se der para jogar bonito e ganhar campeonato, ótimo. Essa é a filosofia que todos os técnicos querem. Não foi uma situação que o Roman dissesse a mim: \'tem que jogar bonito\'. Ele disse: \'faça melhor para o Chelsea\'. Só isso. Tem que desmistificar essa idéia fantasiosa. Encontrei com ele duas vezes e falamos de futebol como duas pessoas comuns, não como dono de clube e técnico. Ele é muito simples, calmo, tranqüilo, e espero que tenha cada vez mais dinheiro", comentou sobre o novo chefe.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.