Campo Grande (MS) - "São asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto, bem como pelas ligas. É direito do torcedor que a participação das entidades e prática desportiva (times) em competições organizadas pelas entidades que seja exclusivamente em virtude de critério técnico previamente definido". É isso que rege o Estatuto do Torcedor nos artigos 5 e 10, mas parece que a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul não pretende segui-lo à risca.
Há pouco mais de 3 meses do início do Campeonato Estadual Série A, ainda não se sabe o número de clubes que participarão do torneio. Segundo o regulamento deste ano, dez equipes jogariam a competição, mas não é isso que deve acontecer. "Nós queremos aumentar o numero de participantes para a disputa do estadual no ano que vem. Minha proposta é de 18 equipes, mas depende dos clubes", disse o presidente da FFMS, Francisco Cezário, em entrevista a Rádio Difusora Pantanal.
Em 2007 a Série B contou com 16 equipes. O regulamento previa que subissem apenas os dois clubes que chegaram na final (Naviraiense e Comercial). Mas a proposta recentemente apresentada pela FFMS e que conta com o apoio de várias equipes tem como objetivo subir os seis primeiros que participaram esse ano da Série B (Naviraiense, Comercial, União, Ivinhema, Pantanal e Misto), além de não rebaixar da Série A as equipes do Mundo Novo e do Rio Verde.
Confira os parágrafos do artigo 10 do Estatuto do Torcedor e tire suas próprias conclusões:
§ 1º Para os fins do disposto neste artigo, considera-se
critério técnico a habilitação de entidade de prática desportiva em razão de
colocação obtida em competição anterior.
§ 2º Fica vedada a
adoção de qualquer outro critério, especialmente o convite, observado o disposto
no art. 89 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998.
§ 3º Em
campeonatos ou torneios regulares com mais de uma divisão, será observado o
princípio do acesso e do descenso.
§ 4º Serão
desconsideradas as partidas disputadas pela entidade de prática desportiva que
não tenham atendido ao critério técnico previamente definido, inclusive para
efeito de pontuação na competição.
Envie sua opinião para contato@esporteagil.com.br.