Quinta-feira, 17 de julho de 2025, 00:11

Estadual Feminino inicia na Capital sem Saad e cheio de polêmicas

vitor yoshihara/da redação - 18 de jul de 2008 às 22:37 109 Views 0 Comentários
Estadual Feminino inicia na Capital sem Saad e cheio de polêmicas

Campo Grande (MS) - Finalmente começa neste fim de semana o Campeonato Estadual Feminino de Futebol. A competição nem iniciou e já é cercada de duas polêmicas: o total desconhecimento dos times envolvidos no processo de formação da tabela e a ausência do Saad, que sem explicação por parte da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul foi excluído da competição.

Segundo Marco Antônio Tavares, vice-presidente executivo da FFMS, a tabela foi definida em congresso técnico e foram os próprios clubes que pediram essas datas. A reunião teria contado com representantes do Comercial, Operário, Rio Verde, União/Aquidauana, AFC/Anastácio, Nova Corumbá e outros, que Tavares afirmou por telefone "não lembrar de cabeça". Porém, o Esporte Ágil conversou esta semana com quatro desses clubes que afirmaram: não houve congresso técnico.

Perguntados sobre a existência da reunião, os representantes das equipes se mostraram indignados. "Eu não participei", afirmou Zé Carlos, do Moreninhas. Romilda, do Comercial, foi ainda mais enfática. "Não teve, de jeito nenhum", disse. "Que eu saiba não", resumiu Du Toninho, técnico do Nova Corumbá. De todos os questionados, Luciano de Arruda, treinador do União/Aquidauana, foi o que se mostrou mais surpreso. "Agora que ficamos sabendo", afirmou, depois de curiosamente perguntar ao repórter "quando seria o congresso técnico".

A reportagem ligou novamente para Marco Tavares pedindo explicações sobre os fatos. A ata do suposto congresso técnico foi prometida na terça-feira (15), no entanto desde então o dirigente não respondeu às ligações telefônicas do Esporte Ágil e nem ao menos retornou. A ata, até o fechamento da matéria, não foi enviada ao site.

Ajuda financeira - No começo do ano, o Sindicato dos Ábitros de Mato Grosso do Sul (Sindárbitros), em parceria com a FFMS, recebeu do Fundo de Investimento Esportivo uma quantia de aproximadamente 140 mil reais para organizar o Estadual Feminino. Serão financiados com o dinheiro a alimentação e a hospedagem das jogadoras. O transporte, em contrapartida, será bancado pelas prefeituras locais de cada equipe. Quanto a premiação, o time campeão receberá apenas troféu e medalhas, além da vaga na Copa do Brasil Feminina 2009. "Que eu saiba, não vai ter premiação em dinheiro", esclarece Roberto Colman, diretor do Sindárbitros.

Paulistas fora? - Depois de pedir apoio da imprensa e do poder público e privado, parece que não deu para o Saad. Incluso na primeira tabela "divulgada" pela Federação, o time paulista acabou excluído na última versão disponibilizada no site da FFMS. Segundo boatos, participando atualmente da Campeonato Paulista Kaiser Feminino e com várias jogadoras convocadas para as seleções brasileiras, o Saad acabou ficando sem elenco para disputar a competição sul-mato-grossense, pedindo inclusive para se fundir com alguns clubes locais, que negaram esse tipo de acordo. Vale destacar também que depois de tanto falar do Saad ano passado, é irônico que o site da FFMS não tenha dado sequer uma nota sobre o assunto.

Horários ingratos - Além do desconhecimento do processo de formação da tabela, os times que forem disputar a competição vão ter mais uma preocupação: o cansaço. Em alguns jogos da primeira fase e durante as semifinais e finais, a tabela prevê que as equipes terão menos de um dia de descanso de uma partida para outra. "Não vai ter um tempo de recuperação. O ideal é você ter pelo menos 24 horas de descanso, porque não se sabe que tipo de intensidade será o esforço", afirma o médico do esporte Cléberson Dias Lima, que ainda ressaltou o fato dessa fadiga poder ser tanto periférica (física) quanto central (emocional).

Mesmo com tudo isso, estão programados cinco jogos para este fim de semana. Abrem a competição neste sábado (19), às 13h no Oliveira III, Moreninhas e Nova Corumbá. Logo depois, no mesmo local, jogam Comercial e União/Aquidauana. Às 15h, no Estrela do Sul, entram em campo Operário e AFC/Anastácio. No domingo serão duas partidas no Estrela do Sul. Às 10h jogam Comercial e Nova Corumbá. Logo depois será a vez de Moreninhas e União/Aquidauana se enfrentarem. O jogo entre Operário e Rio Verde não tem data, horário ou local.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.