Segunda-feira, 21 de julho de 2025, 08:31

Equipes apostam em velhos conhecidos para Estadual desse ano

vitor yoshihara/da redação - 29 de jan de 2009 às 12:44 10 Views 0 Comentários
Equipes apostam em velhos conhecidos para Estadual desse ano

Campo Grande (MS) - Enquanto segue indefinida a confirmação ou não de Campo Grande como uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, começa nesse fim de semana a edição 2009 do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol Série A. Todos os times classificados confirmaram participação no torneio, algo raro nos últimos anos. Neste ano serão 18 equipes, contra 17 de 2008 e 10 de 2007. A partida de abertura será no sábado (31), entre Águia Negra e Comercial no Estádio Ninho da Águia, às 18h.

Divididos em dois grupos, os times jogam turno e returno para decidirem os cinco classificados de cada chave para a segunda fase. Serão formados outros dois grupos de cinco equipes, que jogam partidas de ida e volta entre si para definerem os dois classificados de cada chave para o quadrangular final. Os dois primeiros lugares, decididos em turno e returno, enfim disputam a finalíssima do torneio, que tem previsão para terminar no mês de agosto. Campeão e vice se classificam para a Copa do Brasil de 2010. Já o representante de MS no Brasileiro Série D será definido através de jogos de ida e volta entre os dois vencedores dos grupos A e B na primeira fase. Será rebaixado o último colocado de cada grupo na fase inicial.

Favoritos apostam em velhos conhecidos - Atual vencedor do torneio, o Ivinhema apostou na base ganhadora do ano passado com algumas contratações. O time treinado por Douglas Bráulio repatriou Iwata, Joari, Clodoaldo, Nelsinho, Buguinho, Roninho, Fábio Pelota e Dê, além de trazer o goleiro Washington, os zagueiros Isaías e Ramon, o meia Hamilton (ex-Naviraiense) e os atacantes Mailson e Alex Cruz. Os dois homens de frente se destacaram nos amistosos realizados na pré-temporada. O que pode atrapalhar a equipe, pelo menos neste início, são as atenções voltadas para o confronto contra o Flamengo, pela Copa do Brasil.

Time com maior número de títulos (10), o Operário foi excessão com relação aos favoritos. O Galo fez uma reformulação total no elenco que deu vexame no Brasileiro Série C do ano passado. O principal nome dessa nova fornada de jogadores vinda em sua maioria do interior de São Paulo é o lateral Bayer, contratado junto à Portuguesa. A diretoria também aposta em atletas que despontaram no futebol local em 2008, como o atacante camaronês Colen, que atuou pelo Campo Grande no Estadual Série B. Podem ser contratados ainda nomes como Alex, ex-meia da Ponta Preta, e veteranos como Gilmar Fubá e Vampeta.

Grande rival do Galo e a equipe com o segundo maior número de títulos (7), o Comercial se reforçou bastante para a temporada. Destaque para as contratações do zagueiro Carlão, que estava no Minyor Pernik, da Bulgária, da jovem promessa Gigio, meia vindo do Cene, e do atacante Chichico, que estava no Corumbaense. Além deles, o clube repatriou o antigo ídolo da torcida colorada, o centro-avante Tainha. O time treinado por Paulo Rezende também promete apostar nas categorias de base para ir longe no Estadual.

Equipe considerada a de maior poder aquisitivo no Estado, o Cene preferiu colocar suas fichas em jogadores do futebol local, reforçados por atletas com experiência nacional. É o caso do lateral Galvan, do volante Danilo, do meia Diego e do atacante Rodrigão. A diretoria ainda repatriou o meia Arley, que estava na Roma (PR), e trouxe o lateral paraguaio Sanchez, ex-Olímpia. O técnico continua sendo Paulo Telles, espécie de "faz-tudo" dentro do Furacão Amarelo - já foi presidente e diretor de futebol.

No interior, duas equipes podem ir longe na competição. O Águia Negra de Rio Brilhante trouxe um velho conhecido para a lateral: Magno, jogador que fez parte do elenco campeão estadual em 2007. Na zaga, a aposta do técnico Elói Krueger para melhorar o setor é Tininho. Já o Sete de Setembro de Dourados tenta quebrar o tabu de nunca ter chegado nas fases finais da competição. Para isso, o técnico Joel Costa vai arriscar nas categorias de base, com nomes como Biguita, Jacó e Marquinhos, liderados pelo experiente capitão Totô, zagueiro-artilheiro ídolo do clube.

Veja como ficaram os grupos:

Grupo A
7 de Setembro
Naviraiense
Corumbaense
Aquidauanense
Águia Negra
Comercial
Ivinhema (atual campeão)
Maracaju
Pantanal

Grupo B
União
Cene (atual 4º)
Costa Rica (atual 3º)
Coxim
Misto (atual vice)
Operário
Rio Verde
Itaporã (campeão da Série B)
Cena de Nova Andradina (vice da Série B)

Confira a tabela completa aqui.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?