A temporada 2005 do Brasileiro da Stock Car V8 começa oficialmente nesta semana. Na quarta e quinta-feira mais de 30 carros inscritos no campeonato irão para a pista de Interlagos, em São Paulo, para os treinos coletivos antes da primeira etapa do ano, marcada para o dia 1º de maio, no próprio Autódromo de Interlagos. Há mais de 4 meses que as equipes trabalham para deixar os carros em ordem. Pode parecer um tempo ideal, mas o trabalho em algumas equipes não parou nem mesmo nos feriados.
"Para algumas sobra tempo, mas para a maioria das equipes é apertado", explica Rosinei Campos, chefe da Equipe Eurofarma RC Competições, atual campeã da categoria. Meinha ainda diz que a montagem dos carros da Stock Car V8 é complexa e isso é suficiente para aumentar o tempo de trabalho. "Tem sempre de refazer alguma coisa, tem também as mudanças de regulamento, e essas coisas acabam atrasando e deixando o tempo, que parece longo, curto", explica Meinha, que tem a sede de sua oficina na cidade de Curitiba, no Paraná.
A Equipe Eurofarma RC Competições vai contar este ano com o ex-piloto da Fórmula 1 Luciano Burti e com o terceiro colocado na temporada da Stock Car V8 passada Antonio Jorge Neto. "Pra gente foi ainda uma correria maior porque do ano passado para este trocamos os dois pilotos, o patrocinador mudou, temos uma nova estrutura agora", conta Meinha que aumentou a carga horária de trabalho na oficina. "Faz dois meses que trabalhamos de duas a três horas extras, inclusive aos sábados. Só conseguimos descansar mesmo no domingo, senão a moçada não agüenta", completa.
Moçada que, por sinal, tem mesmo trabalhado muito, com bastante seriedade para realizar uma temporada tão boa quanto foi a do ano passado -- a equipe conquistou o título com o piloto Giuliano Losacco. "O pessoal aqui na oficina trabalha sério. Lógico que tem os momentos de descontração, de brincadeiras, mas a pauleira aqui não pára, o tempo passa muito rápido", explica Meinha, que define o clima na oficina. "É uma equipe coesa, trabalhadora, com meninos humildes que já estão trabalhando comigo faz muito tempo. É muito gostoso e o clima é ótimo."
Sobre os testes desta semana no Autódromo de Interlagos, que também será o palco da estréia da categoria no dia 1º de maio, Meinha acredita que não será possível fazer uma previsão de quais equipes e pilotos serão os favoritos ao título do campeonato. Para Meinha, os treinos vão servir para "testar um monte de coisa, mas mesmo assim vai faltar ainda tempo para fazer tudo o que a gente gostaria". De acordo com o cronograma da organização da categoria, serão 5h40 de treino efetivo -- 2h40 na quarta, e 3h na quinta, sempre divididos em dois treinos.
"Os testes não farão previsão para o campeonato. A Stock Car V8 é uma categoria muito equilibrada e competitiva, tem excelentes pilotos entrando também. Tudo o que há de melhor do automobilismo brasileiro está na stock. Por isso que fica difícil fazer previsão", explica Meinha, que garante brigar entre os primeiros novamente este ano. "Sabemos que vamos brigar na frente, mas se vamos ganhar ou não é outra história. Só vamos mesmo saber depois das primeiras etapas, quando o campeonato começar", finalizou o chefe da Equipe Eurofarma RC Competições.