Campo Grande (MS) - O futebol de Mato Grosso do Sul deverá ser passado a limpo em um encontro que está sendo programado pela Federação de Futebol para os dias 20 e 21 deste mês. De acordo com o presidente da entidade, Francisco Cezário de Oliveira, o convite será feito a secretários de esporte de todos os municípios do Estado, clubes amadores e profissionais, ligas esportivas do interior do Estado e todos aqueles que estejam ligados à modalidade, como responsáveis por escolinhas e treinadores.
Serão convidadas algumas personalidades do futebol nacional para proferir palestras. Alguns nomes cogitados são o de Branco, coordenador das categorias de base da seleção brasileira e o jurista Valled Perry, para esclarecer alguns aspectos jurídicos.
Segundo o dirigente, o objetivo, além de discutir a realidade do futebol do Estado, é também fazer uma programação para os próximos anos, envolvendo todos os segmentos. "Temos que conversar com todo mundo que esteja ligado de uma forma ou de outra com o futebol. Os secretários municipais porque administram os estádios e o esporte em suas cidades e os demais, porque estão diretamente ligados às equipes."
Cezário reconheceu que o futebol de Mato Grosso do Sul precisa de uma maior motivação e vai buscar alternativas a partir dos municípios, nas categorias de base. "Com uma boa formação dos garotos, teremos atletas mais preparados. Tudo no entanto vai depender desta conversa. É claro que não sairemos deste encontro com as soluções, mas será um início", afirma.
Balanço - Segundo Cezário, o balanço desta temporada do futebol do Estado pode ser considerado como bom, principalmente pela força demonstrada pelo interior do Estado e pela consolidação da Série B do Campeonato Estadual.
Para o presidente da Federação de Futebol, o título conquistado pelo Coxim e a segunda colocação do Chapadão, na Série A e a grande repercussão da Série B, que levou grandes públicos aos estádios do interior, fortaleceram o futebol no interior.
"Isto foi muito bom, pois serviu para alertar às equipes da Capital. Tenho absoluta certeza que na próxima temporada teremos um maior equilíbrio nos nossos campeonatos", afirmou.