Brasília - Falar de interação profissional e de intersetorialidade pressupõe mobilizar, além da intelectualidade outras dimensões como a afetividade. Significa, entre outros, gostar das pessoas e de estar juntos.
Com essa linha de pensamento, ao som da música "Eu sei que vou te amar", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, pesquisadores, educadores e gestores especialistas da Argentina, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Chile, Estados Unidos e do Brasil foram provocados, literalmente, na primeira dinâmica da Reunião Internacional de Políticas Públicas Integradas de Educação, Esporte e Lazer.
O evento encerra nesta quarta-feira (26), na Academia de Tênis de Brasília. Essa metodologia de trabalho aplicada durante a palestra que teve como tema "O desafio da construção de paradigmas contemporâneos para políticas públicas
integradas de educação, esporte e lazer" foi ministrada pelo professor doutor Paulo Roberto Padilha, do Instituto Paulo Freire (SP).
Para o professor doutor Nelson Carvalho Marcellino, da Universidade Metodista de Piracicaba (SP) a oferta de recreação por meio da criação de uma nova pedagogia de animação que vem da palavra ânimo (no sentido de dar sentido a vida humana e de transformar) também pode ser trabalhada junto com a cultura de um povo de uma determinada comunidade em que a escola está inserida.
Nelson Carvalho contou que várias experiências nesse sentido têm apresentado bons resultados, refletindo tanto na redução da violência quanto na diminuição da depredação de escolas. "Quem depreda a escola ou é aluno que já foi expulso ou quem não teve acesso a ela", garantiu.