Quarta-feira, 02 de julho de 2025, 06:32

Dunga surpreende e convoca base estrangeira contra a Noruega

ge.net - 1 de ago de 2006 às 16:53 210 Views 0 Comentários
Dunga surpreende e convoca base estrangeira contra a Noruega
Rio de Janeiro (RJ) - Em seu discurso ao assumir a seleção brasileira, o técnico Dunga prometia privilegiar os jogadores que atuam no país para formar a base da equipe verde e amarela. No entanto, o treinador voltou a convocar um grupo essencialmente estrangeiro para o amistoso contra a Noruega, no próximo dia 16 de agosto, em Oslo, no jogo que irá marcar a sua estréia no comando do Brasil.

Dos 22 atletas chamados na manhã desta terça-feira, apenas cinco atuam no futebol brasileiro, dois no Cruzeiro (Fábio e Wagner) e três no futebol carioca (Jônatas, Morais e Marcelo). Surpreendentemente, nenhum jogador do futebol paulista foi chamado, sendo que os jogadores do São Paulo - bem como do Internacional - não foram relacionados por poderem disputar, no mesmo dia 16 de agosto, a final da Copa Libertadores da América.

Dos outros 17 jogadores, oito deles estiveram na Alemanha para a disputa da última Copa do Mundo - a lista poderia ser aumentada para nove, caso Edmílson, que foi chamado por Dunga nesta convocação, não tivesse sido cortado às vésperas da competição por conta de uma contusão. Entre os remanescentes da Alemanha, estão justamente os menos questionados: os zagueiros Juan, Lúcio e Luisão, os laterais Cicinho e Gilberto, o volante Gilberto Silva e os atacantes Fred e Robinho.

Outros nomes da lista de Dunga, como o goleiro Gomes e o meia Júlio Baptista, foram até cotados para jogar o Mundial da Alemanha, mas acabaram ficando de fora da lista final de Carlos Alberto Parreira. Na convocação, o novo técnico também acabou com um problema e matou o quadrado mágico, deixando de fora todos os componentes do questionado quarteto: Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo e Adriano.

De maneira serena, o comandante evitou comentar os ausentes da relação e justificou a postura com base no tempo de treinamento que os atletas tiveram após a Copa. Ronaldo ainda se recupera de operação, Adriano e Kaká se reapresentaram na semana passada, enquanto Ronaldinho Gaúcho só se apresentou nesta terça-feira. 

Assim como já havia acontecido na Copa, o Real Madrid foi o time que mais cedeu jogadores para a seleção (três: Cicinho, Júlio Baptista e Robinho). No entanto, o clube espanhol teve a companhia do CSKA Moscou, da Rússia, que será representado pelo volante Dudu Cearense e pelos atacantes Daniel Carvalho e Vágner Love.

Aliás, Daniel Carvalho terá sua primeira chance na seleção principal, já que só foi convocado para o Pré-olímpico de 2004. Além dele, mais quatro fazem sua estréia: o trio do Rio de Janeiro (Marcelo, Jônatas e Morais) e o cruzeirense Wagner.

Veja a lista dos 22 convocados:

Goleiros: Fábio (Cruzeiro) e Gomes (PSV Eindhoven/HOL)
Laterais: Cicinho (Real Madrid/ESP), Gilberto (Hertha Berlim/ALE), Maicon (Internazionale/ITA) e Marcelo (Fluminense)
Zagueiros: Alex (PSV Eindhoven/HOL), Juan (Bayer Leverkusen/ALE), Lúcio (Bayern de Munique/ALE) e Luisão (Benfica/POR)
Meio-campistas: Dudu Cearense (CSKA Moscou/RUS), Edmílson (Barcelona/ESP), Elano (Shakthar Donestsk/UCR), Gilberto Silva (Arsenal/ING), Jônatas (Flamengo), Júlio Baptista (Real Madrid/ESP) e Morais (Vasco)
Atacantes: Fred (Lyon/FRA), Robinho (Real Madrid/ESP), Daniel Carvalho (CSKA Moscou/RUS), Wagner (Cruzeiro) e Vágner Love (CSKA Moscou/RUS)

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.