O jogo começou equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque. Mas quem abriu o placar foi o Tupi. Logo aos cinco minutos, Edimar cobrou uma falta, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Juninho inaugurando o marcador.
Com a desvantagem, o Atlético partiu para cima do Tupi e conseguiu empatar cinco minutos depois. Danilinho caiu na área e o árbitro marcou pênalti. Renan encheu o pé, no meio do gol e empatou a partida.
Aos 20 minutos, Danilinho quase virou o placar. Em posição legal, ele recebeu um lançamento de Gérson, nas costas da zaga, driblou o goleiro, mas o bandeirinha marcou impedimento.
O Tupi só voltou a assustar a meta de Juninho em um chute de fora da área de Silas, desviado para escanteio. Já o Atlético virou o placar com Danilinho. O meia-atacante escorou de cabeça um cruzamento de Renan e mandou para o fundo das redes.
No final do primeiro tempo, o Galo ainda ampliou, mas teve o gol anulado. Gérson cruzou da direita, Cedrola tentou o corte e acabou mandando contra a própria meta, mas o bandeirinha deu impedimento de Marcelo Nicácio e anulou o gol.
Na volta do intervalo, o Tupi tentou pressionar logo nos primeiros minutos, mas quem assustou mesmo foi Marcelo Nicácio que mandou uma bomba no canto esquerdo de Marcelo Cruz, que se esticou todo para salvar o Galo Carijó.
O Tupi chegou ao empate na primeira vez que chegou com perigo. Silas pegou rebote da zaga na intermediária, limpou o lance e chutou no cantinho, sem chances Juninho. Cinco minutos depois, o goleiro ainda salvou o Galo em um chute colocado de Alan.
Após o susto, o técnico Geninho resolveu mudar o time e colocou o jovem Renan Oliveira em campo. No primeiro lance do atacante de 18 anos, ele aproveitou um cruzamento de Danilinho e colocou o Galo mais uma vez na frente do placar.
Tupi quase empatou novamente com Alan. Ele aproveitou o vacilo da zaga alvinegra e bateu cruzado para boa defesa de Juninho.
O clima esquentou no jogo e as jogadas começara a ficar mais ríspidas. Em uma dividida, o volante Renan, do Atlético teve um ferimento no rosto e precisou enfaixar a cabeça para continuar em campo. A partir daí, a partida fica muito truncada e sem boas oportunidades para as duas equipes.
Atlético e Tupi voltam a se enfrentar no próximo sábado, em Juiz de Fora. A equipe da capital joga pelo empate. Se vencer pelo placar mínimo, o Galo Carijó garante a vaga na final do Mineiro.