Apesar da previsão de frio para a região de Santa Cruz do Sul (RS), o clima deve ficar quente dentro da mais nova pista do Brasil, que recebe neste domingo (17 de julho) o Grande Prêmio Sulgás, válido pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. A situação do campeonato é o que está motivando a mudança de atitude dos pilotos.
Com duas vitórias em duas etapas, João Campos lidera a competição, com uma vantagem de 15 pontos sobre o segundo colocado, Gustavo Sucolotti. Questionado sobre quais seriam os adversários dele na disputa do título de 2005, o tetracampeão diz que Nelson Bazzo, que ainda não somou pontos este ano, Emerson Duda, 11º colocado na tabela de classificação, e Cláudio Ricci, que é o 6º, com 10 pontos, são os mais fortes.
No entanto, Campos deixou de incluir na lista alguns oponentes, como o próprio Sucolotti, que ficou revoltado com o esquecimento. "Venci a corrida de Interlagos no ano passado, apesar dos fortes ataques feitos por ele (Campos). Na última etapa, em Campo Grande, estava para passá-lo quando fui tocado pelo Abramo Mazzochi. Não fosse isso, passaria com certeza", afirma Sucolotti.
Por outro lado, Campos afirma que o jovem piloto não teria chances contra ele. "Na parte da pista que ele estava melhor não havia pontos de ultrapassagem. Ou seja, seria muito difícil me superar", defende-se. Agora, o tetracampeão da categoria busca um acerto melhor de sua Ford Ranger, para não dar chance aos adversários nas próximas etapas.
Irritado com as declarações de João Campos, Sucolotti afirma que o piloto gaúcho deveria colocar os pés no chão. "Ele não é mais o rei da Pick-up Racing. Temos pilotos competentes e com um carro tão bom quanto o dele. O resultado nós vimos no ano passado", afirma Sucolotti, fazendo menção ao título de Campos, conquistado por apenas um ponto de vantagem sobre Nelson Bazzo. Em 2004, foram cinco vencedores diferentes, nas nove etapas disputadas e o título foi definido apenas na última prova.
Sucolotti vai ainda mais longe: "Ele ganhou as duas primeiras etapas por sorte. Tinham outros pilotos mais rápidos, que tiveram azar. O Campos precisa calçar as sandálias da humildade", alfineta o piloto sul-mato-grossense, que entra na pista de Tarumã, próxima a Porto Alegre, nesta quinta-feira (14) para os últimos ajustes em sua Chevrolet S10.
Outra atitude dele foi a mudança de equipe, já que contava com os mesmos preparadores da pick-up de João Campos. "Não posso mais correr riscos, pois estou brigando pelo título e preciso confiar na minha equipe", destaca. Agora, a equipe de Sucolotti está sendo comandada pelo experiente "Alemão", responsável também pela preparação da Chevrolet S10 de Alessandro Da Cas.
Mas não é apenas Sucolotti que pretende desbancar João Campos em Santa Cruz do Sul. Nelson Bazzo apelou para um pai-de-santo para acabar com a invencibilidade do líder. "Preciso vencer e torcer para que ele tenha problemas nesta etapa. Só assim, entro de vez na disputa", argumenta o vice-campeão de 2004, que abandonou as duas primeiras corridas - uma por causa de um acidente e a última devido à quebra da embreagem.
Emerson Duda e Cláudio Ricci também ficaram pelo caminho em Campo Grande. "Está dando tudo errado para a gente e tudo certo para o Campos. Isso precisa acabar", destaca Ricci, que por também ser gaúcho conta com o apoio da torcida para ser o primeiro vencedor da categoria em Santa Cruz do Sul.
Mas João Campos ainda vai precisar superar outros fortes oponentes na pista gaúcha. Abramo Mazzochi, Alessandro Da Cas e Kau Machado já mostraram nas primeiras provas que têm carros competitivos. "Sem dúvida, será um dos campeonatos mais equilibrados dos cinco anos de história da categoria", ameniza Campos.
As equipes começam a chegar em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira. Na sexta-feira (15), acontece a vistoria técnica das pick-ups e o sorteio dos kits turbo. No sábado serão realizados três treinos livres e a tomada de tempos, marcada para às 15h30.
No domingo, o warm up começa às 9h45 e a largada acontece às 14h, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede TV!. A Pick-up Racing conta com apoio da CBA, Sulgás, Cilindros MAT, Biagio Turbos, Fremax, Rodas Binno e Pirelli.
PROGRAMAÇÃO:
16/07/05 - SÁBADO:
09h às 10h - 1º TREINO LIVRE PICK-UP RACING
10h05 às 10h55 - 1º TREINO LIVRE TC 1600
11h às 12h - 2º TREINO LIVRE PICK-UP RACING
12h05 às 12h55 - 2º TREINO LIVRE TC 1600
13h às 14h - 3º TREINO LIVRE PICK-UP RACING
14h05 às 15h - 3º TREINO LIVRE TC 1600
15h05 às 15h20 - BRIEFING PICK-UP RACING
15h30 - TREINO CLASSIFICATÓRIO PICK-UP RACING
16h40 - TREINO CLASSIFICATÓRIO TC 1600
17/07/05 - DOMINGO:
9h às 9h30 - WARM UP TC 1600
9h45 às 10h WARM UP PICK-UP RACING
10h05 às 11h - PASSEIO PACE PICK-UP E PICK-UP TEST
11h35 - LARGADA TC 1600
12h50 SHOW DE ACROBACIAS
14h - LARGADA PICK-UP RACING
14h45 - PÓDIO PICK-UP RACING
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1 - João Campos (RS) - RANGER Nº 1 - 40 pontos
2 - Gustavo Sucolotti (MS) - S10 Nº 81 - 25 pontos
3 - Abramo Mazzochi (RS) - S10 Nº 25 - 20 pontos
4 - Eduardo Freitas (RS) - RANGER Nº 3 - 18 pontos
5 - Alessandro Da Cas (RJ) - S10 Nº 50 - 15 pontos
6 - Cláudio Ricci (RS) - S10 Nº 50 - 10 pontos
7 - Kau Machado (PR) - RANGER Nº 7 - 8 pontos
8 - Fabrício Lançoni (PR) - RANGER Nº 54 - 7 pontos
9 - Carlos Kray (RS) - S10 Nº 16 - 6 pontos
10 - José Valentini (RS) - RANGER Nº 22 - 4 pontos
11 - Emerson Duda (PR) - RANGER Nº 2 - 3 pontos
12 - Carlos Tavares (MT) - S10 Nº 14 - 3 pontos
13 - Eduardo Heinen (RS) - S10 Nº 9 - 2 pontos
14 - João Fedorowicz (RJ) - RANGER Nº 88 - 1 ponto