Roberval Andrade venceu a nona etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada hoje (domingo), no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, mas a festa é toda do paranaense Wellington Cirino, da equipe ABF/Mercedes-Benz, que com o terceiro lugar conquistou o título da temporada, tornando-se o primeiro tricampeão da história da categoria.
A prova foi cercada pela expectativa de chuva, que só caiu nas últimas quatro voltas. Renato Martins (Volkswagen) largou na pole position e manteve a ponta, enquanto que Wellington Cirino, que saiu em quinto no grid, ganhou a posição de Felipe Giaffone, que com problemas no seu Scania só largou e não completou a primeira volta. Roberval Andrade (Scania), único que ameaça o título de Cirino, largou em 20º e partiu logo para o ataque. Na segunda volta, Cirino pulou para terceiro e Roberval era o 14º. Na quarta volta, Cirino foi ultrapassado por Neno Borlenghi e Roberval subiu para oitavo. Na volta seguinte, Roberval já era o sexto, posição que manteve até a 12ª volta (a da bandeira amarela programada), quando foi para quinto. Nesta mesma volta Cirino voltou a ocupar o terceiro lugar. Com estas posições, Cirino só precisaria do sétimo lugar na parte final da corrida para ser o campeão.
Dada a relargada, Renato manteve-se na liderança e Cirino assumiu a segunda colocação. Na 15ª volta, numa manobra arrojada, Renato Martins tem problemas em seu Volkswagen e Cirino chega a assumir a liderança, mas na disputa envolvendo também Borlenghi, Roberval arrisca tudo e assume a liderança para não mais perder até a bandeirada final. Cirino ocupou a segunda colocação até a 18ª volta, quando foi ultrapassado por Borlenghi. Correndo com o regulamento embaixo do braço, Cirino passou a administrar a terceira posição e ficou nesta posição até a bandeirada final para tornar-se o primeiro tricampeão da história da Fórmula Truck.
No pódio, Cirino não se conteve e caiu aos prantos, chorando durante toda a solenidade de premiação, ao voltando ao normal na coletiva de imprensa, quando disse que sua maior dificuldade após o acidente foi nos primeiros 15 dias, quando pensou que nunca mais iria correr. Ele disse também que foi aconselhado por seu pai a não dar declarações e seguir a risca as recomendações médicas. "Voltei a correr em tempo recorde e mesmo tendo um caminhão para ganhar corridas, passei a pensar no campeonato e somar o maior número de pontos possíveis. Foi assim a Tarumã e aqui em Brasília. Entendo que ganhamos este campeonato nas duas primeiras etapas, em Caruru e Goiânia, quando obtive um terceiro e uma vitória respectivamente. Como pontuei bem nestas duas primeiras etapas e os adversários não pontuaram, abrimos boa vantagem", acentua Cirino.
Cirino assumiu a liderança do campeonato em Goiânia, perdeu para Leandro Totti em São Paulo, e retornou a ponta com a vitória em Guaporé, quando abriu 19 pontos de vantagem sobre Totti. Em Londrina, sofreu um grave acidente e mesmo assim seus adversários não conseguiram baixar a vantagem. A prova de Campo Grande foi anulada em função do mega-acidente que envolveu 19 dos 24 caminhões da prova. Em Curitiba, a vitória de Zapellini manteve Cirino na liderança e em Tarumã ele conquistou o segundo lugar, com a diferença de pontos para Roberval Andrade, que passou a ser o vice-líder. Em Brasília Cirino correu para ser campeão.
Para a próxima temporada, Cirino espera um supercampeonato. Em sua opinião, será muito difícil um piloto vencer duas corridas no ano.
Resultado da Fórmula Truck em Brasília
1º) Roberval Andrade (SP), Scania, 35 voltas em 1h16m713
2º) Jonatas Borlenghi (SP), Volkswagen, a 1s344
3º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz, a 10s821
4º) Djalma Fogaça (SP), Ford, a 18s186
5º) Luiz Carlos Zapellini (SC), Volkswagen, a 53s558
6º) Beto Napolitano (SP), Volkswagen, a 55s063
7º) Fabiano Brito (PR), Volvo, 1m06s264
8º) Débora Rodrigues (SP), Volkswagen, a 1m10s106
9º) Heberto Heinen (RS), Volvo, a 1m10s373
10º) Beto Monteiro (PE), Ford, a 1m39s844
11º) Vignaldo Fizio (SP), Mercedes-Benz, a 1 volta
12º) Daniel Gianfratti (SP), Ford, a 1 volta
13º) Diumar Bueno (PR), Volvo, a 1 volta
14º) Eduardo "Macarrão" Fraguas (SP), Ford, a 1 volta
15º) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz, a 1 volta
16º) Adilson "Cajuru" Magalhães (SP), Iveco, a 1 volta
17º) Leandro Totti (PR), Ford, a 2 voltas
18º) Vinicius Ramires (SP), Volvo, a 2 voltas
19º) José Maria Reis (GO), Ford, a 3 voltas
20º) José Cangueiro (SP), Mercedes-Benz, a 7 volta
Não completaram
Renato Martins (SP), Volkswagen, a 16 voltas
Pedro Muffato (PR), Scania, a 31 voltas
Fred Marinelli (SP), Scania, a 32 voltas
Felipe Giaffone (SP), Scania, a 35 voltas
João Maistro (PR), Scania, a 35 voltas
Classificação final do Campeonato de Pilotos
1º) Wellington Cirino (PR), com 100 pontos
2º) Roberval Andrade (SP), 91
3º) Djalma Fogaça (SP), 61
4º) Fabiano Britto (PR), 58
5º) Leandro Totti (PR), 55
6º) Beto Monteiro (PE), 53
7º) Jonatas Borlenghi (SP), 49
8º) Vignaldo Fizio (SP), 45
9º) Pedro Muffato (PR), 45
10º) Renato Martins (SP), 42
11º) Luiz Carlos Zapellini (SC), 37
12º) Beto Napolitano (SP), 37
13º) Débora Rodrigues (SP), 29
14º) Felipe Giaffone (SP), 25
15º) Diumar Bueno (PR), 24
16º) João Maistro (PR), 15
17º) Fred Marinelli (SP), 14
18º) Geraldo Piquet (DF), 13
19º) José Cangueiro (SP), 10
20º) Daniel Gianfratti (SP), 7
21º) Eduardo "Macarrão" Fraguas (SP), 4
22º) Heber Borlenghi (SP), 3
23º) Herberto Heinen (RS), 2
24º) Jorge Fleck (RS), com 1 ponto
Classificação final do Campeonato de Marcas
1º) Scania, com 164 pontos
2º) Volkswagen, 138
3º)Ford, 136
4º) Mercedes-Benz, 136
5º) Volvo, 76
6º) Iveco, sem pontos