O dirigente lamentou ter que tomar tal medida, mas julgou necessária, tendo em vista o processo de reformulação da seleção brasileira iniciado com a contratação do ex-volante Dunga como técnico. Além disso, deu pistas de que Zagallo poderá fazer parte do projeto de organização da Copa do Mundo de 2014, que poderá ser realizada no Brasil.
"É impossível desassociar o Zagallo da seleção brasileira. Houve apenas uma interrupção no seu vínculo atual, mas que poderá prosseguir de outra maneira", declarou Ricardo Teixeira. "Ele deixa o cargo que ocupa na comissão técnica, mas tem experiência e condições de prestar mais serviços ao futebol do Brasil".
Zagallo iniciou a sua mais recente passagem pela seleção brasileira no fim de 2002, quando foi convidado para ser o técnico da equipe no amistoso contra a Coréia do Sul, em substituição a Luiz Felipe Scolari. No ano seguinte, com a contratação de Carlos Alberto Parreira para treinador, o Velho Lobo foi recolocado na função de coordenador técnico, cargo que ocupou na campanha do tetracampeonato mundial, em 1994, nos Estados Unidos.