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CBA realizará etapa do Brasileiro de Arrancada em CG

Arrancadão
(com informações do cba) - 23 de fev de 2005 às 14:20 352 Views 0 Comentários
CBA realizará etapa do Brasileiro de Arrancada em CG Campeonato Brasileiro de Arrancadas
A Confederação Brasileira de Automobilismo irá promover nesta temporada de 2005, pelo quarto ano consecutivo, o Campeonato Brasileiro de Arrancada. O certame terá seis etapas - com início em 10 de abril, no Paraná. São ao todo 15 categorias, da básica Standard até a destinada aos potentes Dragsters. As competições serão realizadas em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
 
Segundo o regulamento da CBA, todas as provas do certame nacional são disputadas em distância de 1/8 de milha (em torno de 200 metros). Justamente pelo fato de no Brasil existirem poucos lugares com capacidade para a realização da arrancada em seu formato de 1/4 de milha (aproximadamente 400 metros), a entidade resolveu unificar na metragem menor para não prejudicar os competidores que não têm acesso a esse tipo de pista mais longa. Outro objetivo foi evitar que preparações específicas para cada metragem resultassem em gastos extras para os esportistas.
 
"Se você for analisar, praticamente só no Autódromo Internacional de Curitiba é possível realizar uma arrancada em 1/4 de milha em função de ter sido construído já com esse objetivo. Isso significa dizer que os atletas que competem em pistas menores seriam prejudicados em caso de uma competição fixada em 1/4 de milha para o Brasileiro. Já os competidores de Curitiba, têm a chance de praticar em qualquer uma das distâncias. Desse modo, o objetivo foi o de permitir o equilíbrio. Além disso, com a preparação para uma única distância, o piloto certamente gasta menos durante a temporada", avaliou Paulo Scaglione, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo.    
 
Além de promover o campeonato nacional da modalidade, a CBA tem incentivado a realização de disputas regionais, que acontecem em praticamente todos os estados brasileiros. A Federação de Automobilismo de São Paulo, que realizará a segunda etapa de seu estadual no próximo domingo em Interlagos, é uma das pioneiras e reúne em cada uma de suas etapas mais de 200 competidores.
 
 
Contribuição social
Para Scaglione, o empenho da entidade em promover a modalidade não se justifica apenas pelas razões esportivas, mas principalmente as sociais. Ele recorda que a arrancada sempre foi vista como algo marginal, fora da lei. Inúmeros foram os relatos no passado de acidentes advindos da prática ilegal de rachas.
 
"Esse quadro mudou a partir do momento em que incentivamos a prática esportiva da arrancada. Isso fez com que tirássemos, em todo o Brasil, milhares de rachadores das ruas. Ao colocá-los nos autódromos, os transformamos em esportistas. Some-se a isso o fato de que muitos outros jovens, que não participavam dos rachas justamente pelo caráter ilegal, agora competem regularmente porque promovemos a profissionalização da modalidade", afirmou. Mas de 3 mil competidores participaram em 2004 de competições oficiais de arrancada.
 
O presidente destaca também o grande número de empregos gerados com a prática da arrancada. Estima-se que apenas em São Paulo existam mais de 5 mil empregos gerados diretamente pela realização do Campeonato Paulista de Arrancada. "Além disso, empresas importantes de setores como autopeças, serviços, lubrificantes, entre outros, estão envolvidas na modalidade, o que apenas comprova a legalidade e o desenvolvimento que a arrancada atingiu nos últimos anos", avaliou Scaglione.
 
 
Segurança
O presidente explicou que a CBA é muito rígida nos quesitos técnicos, desportivos e de segurança. Nenhum carro irregular - quer no que se refere a preparação técnica ou mesmo documentação - é aceito nos certames oficiais supervisionados pela entidade. "Não podemos permitir, de forma alguma, a participação de elementos não identificados com a prática sadia do esporte e com as normas técnicas, desportivas e de segurança", informou Scaglione, para quem a arrancada já está solidificada como esporte e totalmente merecedora de respeito.
 
"O início em São Paulo foi muito difícil", relembrou ele, que participou intensamente do empenho da Fasp em tirar os jovens das avenidas para que praticassem no autódromo. "Foi um trabalho de garimpo. Aos poucos fomos trazendo os jovens para o autódromo, organizamos os campeonatos e paulatinamente pudemos ver a transição do rachador para o piloto de arrancada".
 
Para 2005, além da etapa de abertura do Paraná, no dia 10 de abril, o Brasileiro de Arrancada será disputado em Guaporé (1 de maio), Florianópolis (17 de julho), Belo Horizonte (21 de agosto), Campo Grande (2 de outubro) e São Paulo, que sediará o encerramento no dia 6 de outubro.    

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