Sábado, 21 de junho de 2025, 09:34

Brasileiros passaram as festas na concentração

(com informações da cbf) - 2 de jan de 2005 às 20:38 238 Views 0 Comentários
Brasileiros passaram as festas na concentração

Na entrada do vestiário do Centro de Treinamento Almirante Heleno Nunes, em Teresópolis (RJ), os pôsteres das cinco seleções do Brasil campeãs do mundo afixados nas paredes são mais do que uma recordação. Eles apontam para o futuro à espera de uma geração de jovens jogadores da Seleção Brasileira Sub-20 que vão iniciar 2005 treinando na Granja Comary, preparando-se para o Campeonato Sul-Americano da categoria, de 13 a 6 de fevereiro, na Colômbia. Em junho, haverá o Mundial da Holanda.

As fotos com os cinco times que fizeram a alegria de milhões de brasileiros traçam ainda a trajetória que para muitos dos jogadores da atual Seleção Sub-20 poderá leva-los até a Copa do Mundo de 2010 pela Seleção principal. Antes, vão passar pelo Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, e pela Olimpíada de 2008, em Pequim. Um longo caminho que o meia Fernandinho, por exemplo, espera percorrer para se tornar tão vitorioso quanto os ídolos que ele admira assim que chega ao vestiário da Granja Comary.

"Essas fotos servem de inspiração para a gente. Outro dia estava observando a da Seleção de 70 e comentei que dela só se fala dos jogadores mais famosos, do Gérson, Tostão, Pelé, Rivelino, Jairzinho, dos atacantes. As pessoas se esquecem do resto, da base, que é o complemento para fazer um time forte", diz Fernandinho, 18 anos, titular do vice-campeão brasileiro Atlético Paranaense.

Fernandinho se sente parte de um grupo que faz da união um dos pontos fortes da Seleção Brasileira que estréia no Sul-Americano, no dia 14 de janeiro, contra o Equador. Outro ponto positivo destacado pelo treinador Rene Weber é a qualidade técnica dos jogadores reunidos em Teresópolis desde o dia 20 de dezembro, a maioria titulares em seus clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro.

"Essa Seleção tem muita qualidade. Os jogadores sabem também que têm aqui uma grande oportunidade para chegar longe na carreira. No caso, o privilégio de disputar o Pan de 2007, um ano depois a Olimpíada, para culminar com a Copa do Mundo de 2010, quando a maioria terá 25 anos. E eles têm demonstrado que vão brigar muito para conseguir esses objetivos", diz Rene.

Para tanto valem todos os sacrifícios. Como o de passar a virada do ano concentrados na Granja Comary. Houve apenas uma ceia, para comemorar a chegada de 2005, nada que atrapalhasse a noite de sono - afinal, no primeiro dia do ano houve treino, como diz Fernandinho.

"Ninguém pensou em festa. E eu não estou aqui treinando só para vestir a camisa amarela. Quero fazer história na Seleção Brasileira - diz Fernandinho, campeão mundial Sub-20 em 2003, citando o exemplo do pentacampeão do mundo Kleberson, que jogou no Atlético Paranaense", afimrou.

A determinação de Fernandinho é outra característica comum aos jogadores da Seleção de Rene Weber. O meio-campo Renato, titular do Atlético Mineiro, é outro que sabe o que quer, tem objetivos bem definidos a conquistar.

"Tenho orgulho de representar o Brasil na minha primeira competição oficial da Fifa, que é o Sul-Americano. Quero vencer no futebol, chegar um dia à Seleção principal e, quem sabe, entrar numa foto de campeão do mundo como aquelas que estão no vestiário", diz.

Se sobram determinação e espírito de grupo à Seleção Sub-20, preparo físico também não vai faltar. O preparador Paulo Camello, desde 1997 nas categorias de base da CBF, garante que a Seleção vai mostrar excelente condicionamento no Sul-Americano, apesar de os jogadores se apresentarem ao final de uma desgastante temporada.

A Seleção Brasileira fica na Granja Comary até dia 7 de janeiro. No dia 6 de janeiro, haverá um jogo-treino contra o América, quando o treinador Rene Weber espera ter o time titular escalado, o mesmo que vai estrear dia 14 de janeiro contra o Equador. O Brasil, atual campeão mundial Sub-20, tentará na Colômbia o nono título sul-americano.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?