Zurique (Suíça) - Maior campeão de Copas do Mundo na categoria masculino e nova força entre as mulheres, o futebol brasileiro conseguiu um feito inédito nesta segunda-feira: ter os melhores jogadores do mundo eleitos pela Fifa nas duas modalidades. Tudo isso graças às vitórias do meia Kaká, do Milan, e da atacante Marta, do sueco Umea, que faturaram os troféus na premiação de Zurique, na Suíça.
Kaká precisou apenas confirmar o favoritismo para superar o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, que terminaram como segundo e terceiro melhores boleiros do planeta. Campeão e melhor jogador da Copa dos Campeões da Europa e do Mundial Interclubes, o camisa 22 se tornou o quinto brasileiro agraciado pela entidade máxima do futebol nacional.
Bicampeã do prêmio Fifa, Marta, embora não tenha conquistado a Copa do Mundo feminina, superou a alemã Birgit Prinz, segunda colocada, que levantou o troféu da principal competição da modalidade ao bater o Brasil por 2 a 0 na decisão. A alagoana de apenas 21 anos também bateu a compatriota Cristiane e renovou a honra conquistada em 2006.
A premiação masculina começou a ser feita em 1991, dez anos antes da votação feminina. Nos sete anos em que os dois troféus foram entregues, desta vez foi a primeira que um país tem os dois melhores do mundo. Em 2005 a dobradinha bateu na trave, já que Ronaldinho levou o troféu masculino e Marta terminou na segunda posição entre as mulheres, superada justamente por Prinz.
Confira abaixo a lista dos três melhores nas premiações:
Masculino
1° Kaká (Brasil) - meia
2° Messi (Argentina) - meia/atacante
3° Cristiano Ronaldo (Portugal) - meia/atacante
Feminino
1° Marta (Brasil) - atacante
2° Birgit Prinz (Alemanha) - atacante
3° Cristiane (Brasil) - atacante