A Confederação Brasileira de Futebol já tem em mãos o estudo para a mudança do calendário do futebol brasileiro. A adequação aos moldes europeus poderá acontecer em 2007.
Foi o que afirmou o diretor do departamento técnico da entidade, Virgílio Elíseo. Com a mudança, a entidade espera reduzir a evasão do número de jogadores durante o Campeonato Brasileiro.
"É um estudo feito para início de trabalho. Vai depender da análise do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, com os clubes e os patrocinadores. Sabemos que não é um assunto simples e que demanda tempo, mas eles já têm o material para começo de trabalho", comentou o dirigente.
Segundo Virgílio, a mudança do calendário não implicará na modificação do número de participantes - 20 - do Campeonato Brasileiro. O dirigente afirmou que esta idéia está bem distante do pensamento da CBF.
"Nas nossas cabeças não passa nem de longe a mudança do número de 20 clubes", completou.
A única modificação com a mudança do calendário parece ser a disposição das competições ao longo do ano. A intenção da CBF é abrir a temporada na metade de 2007 com os campeonatos estaduais e fechar com o Brasileiro (novembro a maio ou junho).
"Campeonato Brasileiro não começará antes dos Estaduais. Ele é o principal produto, tem que vir no final. Mas, estamos apenas no terreno das hipóteses, ainda vamos ter muito tempo para discutir", finalizou o dirigente.