Segunda-feira, 07 de julho de 2025, 16:03

Atleta amplia metas e foca em evolução no alto rendimento

da redação - 23 de jun de 2025 às 14:01 73 Views 0 Comentários
Atleta amplia metas e foca em evolução no alto rendimento Da Redação

Natural de Acopiara (CE) e morando em Campo Grande, o atleta Maurinaldo dos Santos, de 28 anos, construiu sua trajetória nas corridas de rua a partir de uma decisão inesperada. Em maio de 2019, enquanto trabalhava, foi abordado por um corredor que buscava um suporte de medalhas. A curiosidade virou ponto de virada. “Eu perguntei o que ele fazia e ele respondeu que corria e que teria uma prova no final de semana. Me inscrevi e acabei ficando em 5º lugar no geral sem treinar”, lembra.

O bom desempenho sem preparo específico foi suficiente para despertar o interesse pela corrida e, desde então, Maurinaldo construiu uma rotina baseada em disciplina e dedicação. Ele já disputou provas nas distâncias de 5 km, 10 km e 21 km, sendo a última a mais longa até o momento. No entanto, a busca por novos desafios segue. “Eu corri até os 21 km e atualmente, por estar sendo guia do Yeltsin Jacques, o foco agora são as provas de 1.500 metros e 5.000 metros”, conta.

Como guia do atleta paralímpico Yeltsin Jacques — medalhista de ouro em Tóquio 2020 —, Maurinaldo tem se dedicado ao alto rendimento com mais intensidade. A rotina de treinos é puxada: “Treino de manhã e de tarde todos os dias, onde geralmente os treinos semanais vão de 150 km a 170 km, dependendo do período de treino”. A exigência física e mental é alta, mas ele afirma que a disciplina é o que o sustenta nos dias mais difíceis. “Independente se estiver cansado, não pode parar porque sempre precisa evoluir”.

Um dos momentos mais marcantes da carreira até agora foi sua participação no Troféu Brasil de Atletismo, em 2024. Na ocasião, ele disputou as provas de 5.000 e 10.000 metros e conseguiu melhorar seus tempos nas duas distâncias. “Foi o maior desafio para mim até agora”, resume. O Troféu Brasil é a principal competição da modalidade na América Latina e reúne os melhores atletas do país. Para Maurinaldo, estar entre eles é um sinal de que o caminho trilhado tem sido correto.

Além dos treinos e competições, Maurinaldo conta com um apoio fundamental: sua esposa, Ana Cristina, que também é atleta e treinadora. “Com o apoio e incentivo da minha esposa consigo continuar focado. Ela entende que preciso me dedicar e estou sempre contando com o apoio dela para que eu possa melhorar cada dia mais”, afirma. A relação vai além do vínculo pessoal: é também uma parceria esportiva que contribui diretamente para o seu desenvolvimento.

Mesmo com o foco atual voltado às provas de pista, Maurinaldo não esconde o desejo de, futuramente, encarar os 42 km da maratona. No radar, uma prova já tem lugar reservado em seus objetivos: a São Silvestre. “Minha prova dos sonhos é a São Silvestre”, diz. Tradicional corrida de rua realizada em São Paulo todos os anos no dia 31 de dezembro, o evento atrai atletas do Brasil e do exterior.

A experiência adquirida ao longo dos anos e a vivência no esporte de alto rendimento o tornaram uma referência para outros corredores, especialmente aqueles que estão iniciando no esporte. O conselho que deixa para quem está começando é direto: “Obedecer a planilha de treino que o treinador passa, não pular as fases de treinamento para conseguir evoluir em cada prova e ir aumentando as distâncias aos poucos”.

A corrida, para ele, representa mais do que competição. É uma ferramenta de transformação pessoal. “Me ensinou a ter disciplina, capacidade de superar desafios, nos ensina a celebrar as conquistas e poder incentivar pessoas”, conclui.

Com uma rotina intensa, metas bem definidas e apoio familiar, Maurinaldo dos Santos segue construindo sua trajetória nas pistas e ruas. Os próximos passos envolvem dois grandes desafios no cenário internacional: o Campeonato Mundial em Nova Delhi, na Índia, e as Paralimpíadas de Los Angeles, em 2028, onde ele busca estar como guia de atleta paralímpico.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.