Coronel Sapucaia (MS) - A equipe representante da aldeia Herenã/Terena (Dois Irmãos do Buriti), conquistou a III Copa MS de Futebol Indígena ao vencer a equipe Ava Nembiara/Kaiowá (Amambai) por 1 a 0 na decisão. O jogo aconteceu às 9h da manhã de sábado (29/4), no estádio municipal de Coronel Sapucaia.
Em jogo realizado às 8h no mesmo estádio, a equipe da aldeia Te\'Yekue/Kaiowá (Caarapó) conquistou o troféu de terceiro lugar ao vencer os representantes da aldeia Kuku Notovaka (Sidrolândia) pelo placar de 3 a 1.
No total, onze equipes representantes de aldeias sul-mato-grossenses das etnias Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Ofaié e Terena - aldeias estas oficializadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), participam da terceira edição da Copa Indígena.
Título inédito - Como a equipe bi-campeã Kopenoty, de Miranda, não participou desta Copa, as equipes que disputaram o título inédito (vencido por Herenã/Terena) foram: Ava\'ñembiara/Kaiowá (Amambai); Te\'yikue/Kaiowá (Caarapó); Ava Katupyry/Kaiowá (Coronel Sapucaia); Nhandevá/Guarani-Nhandevá (Eldorado); Pirajuí/Guarani (Paranhos); Onguçu/Guarani-Kaiowá (Dourados); Porto Lindo/Guarani (Japorã); Avá Te\'é/Kaiowá (Douradina); Kuku Notovaka (Sidrolândia); e, Ava Tavyterã/Kaiowá (Tacuru).
Em Coronel Sapucaia foram marcados 64 gols em 20 partidas, média de 3,2 gols por jogo. A equipe Onguçu (Dourados) aplicou a maior goleada da Copa ao vencer o time Nhandevá/Guarani-Nhandevá (Eldorado) por 7 a 0, em partida realizada no dia 26 de abril. Outro placar expressivo foi obtido pela equipe campeã Herenã, ao bater a equipe Kuku Notovaka por 6 a 2 numa das semifinais de sexta-feira (28/4).
Goleiros e Artilheiros - Laucídio Flores, atleta da equipe Bororo de Dourados, recebeu o troféu de goleiro menos vazão da competição (1 gol). Eder Alcântara de Oliveira, atacante da equipe Herenã/Terena (Dois Irmãos do Buriti), conquistou o troféu de artilheiro pela terceira vez consecutiva. Eder marcou 7 gols nesta terceira edição da Copa.
Na galeria dos campeões, Herenã/Terena de Dois Irmãos do Buriti agora figura ao lado de Kopenoty (Miranda), equipe bicampeã que conquistou os títulos das edições anteriores: A primeira, realizada em 2002 na cidade de Dourados, e a segunda (2004), realizada em Eldorado.
A III Copa Mato Grosso do Sul de Futebol Indígena foi realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com a Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia.