Quinta-feira, 17 de julho de 2025, 15:50

Ajudado pelo YouTube, Liverpool aposta em brasileiro Vitor Flora

gazeta esportiva.net - 2 de set de 2008 às 18:28 175 Views 0 Comentários
Ajudado pelo YouTube, Liverpool aposta em brasileiro Vitor Flora

São Paulo (SP) - Os 3min28 de um vídeo postado no site YouTube mudaram a vida do jovem atacante Vitor Flora, que de anônimo no Brasil, passou a ser considerado uma promessa de um dos maiores clubes europeus, o Liverpool. Foi por conta de uma coletânea de seus melhores lances no Campeonato Paulista Sub-17 do ano passado, quando atuava pelo Botafogo de Ribeirão Preto, que um representante dos Reds se interessou pelo seu futebol, o que acabou culminando na sua contratação.

O repentino acerto do então desconhecido jogador de 18 anos com o time comandado pelo técnico espanhol Rafa Benitez traz grande curiosidade sobre a biografia de um atleta que conseguiu de cara o que tantos tentam: uma transferência sem escalas para um dos principais times do maior mercado do futebol.

Natural da pequena cidade interiorana de São Joaquim da Barra, em São Paulo, de cerca 44 mil habitantes, Vitor teve que migrar para começar no futebol infantil no Santos. Lá, no entanto, o jogador não conseguiu se adaptar à distância da família e ficou apenas três meses no clube da Baixada. "Ele era muito jovem, não conseguiu uma adaptação, e acabou voltando", confirma o pai - e empresário - do atleta, José Arnaldo Flora.

Revelação em Ribeirão Preto, frustação na Itália - Ganhando destaque quando atuava pelo Botafogo de Ribeirão Preto, cujas categorias de base defendeu de 2005 a 2007, Vitor impressionou quando foi o artilheiro do Paulistão disputado por jogadores de menos de 17 anos, em 2007, quando marcou dez gols.

"O Vitor teve uma boa atuação no Botafogo, e com isso nós produzimos um vídeo com os seus melhores lances e mandamos para os clubes mais importantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul", comenta.

Recebendo o teipe, os diretores do Grêmio acabaram se interessando e trouxeram o jogador para um período de testes no Olímpico, mas a oferta acabou não vingando, pois também a Juventus, da Itália, quis contar com o atleta, também movida pela opinião de olheiros e pela gravação de seus lances.

"Ele foi à Itália e acabou treinando lá por um tempo, cerca de 45 dias. Mas acabou que a Juventus não cumpriu com o que havíamos acordado e a contratação do Tiago não foi adiante. Foi uma questão de dinheiro, mesmo", garante José Arnaldo, que é o único responsável pela carreira do jogador.

Além do mais, os dirigentes da Velha Senhora queriam manejar o jogador para um clube da segunda divisão italiana afim de que ele pegasse experiência, o que segundo as palavras de seu pai, não estava nos planos de Vitor, que via chances de conseguir uma oferta melhor.

Voltando novamente ao Brasil, Vitor Flora estava sendo avaliado novamente pelo Santos e vinha sendo sondado pelo Cruzeiro. Porém, enquanto perdurava a indefinição dos clubes brasileiros, o Liverpool foi mais rápido e acabou o contratando.

O vídeo e a "benção" do Liverpool - Batalhador, José Arnaldo Flora confiava na habilidade de seu filho e acredita que uma compilação com seus mais belos gols, lances e dribles, fosse suficiente para alocar seu filho em um grande clube. Inexperiente, diriam alguns. Outros o chamariam de sonhador, fora da realidade do futebol.

Foi justamente pela edição, no entanto, que um representante dos Reds na América do Sul, localizado na Colômbia, chegou a conhecer o potencial de Vitor. Gols de cobertura, dribles, lançamentos longos e pancadas de fora de área que morrem bem no ângulo da meta adversária. É assim, tentando mostrar a capacidade de Flora em vários tipos de jogada, que a gravação postada no Youtube no ano passado tenta promover o atleta. A descrição, nada modesta: "Um vídeo de um futuro craque do futebol brasileiro". O Liverpool decidiu acreditar.

Se as contratações por meio de DVDs foram muito criticadas na época em que o Palmeiras decidiu apostar no colombiano Carlos Castro, que acabou decepcionando a torcida alviverde, o empresário do jogador admite que a edição é a principal responsável pela contratação de seu filho, porque esta fez com que o olheiro do time da Premier League fosse assistir alguns treinamentos de Vitor.

"O vídeo mostra bem o futebol do Vitor. Ele tem um futebol bonito, chuta com os dois pés, tem domínio com a esquerda, mas também chuta com a direita. É driblador e, o principal: é um grande finalizador", diz seu pai, orgulhoso da cria.

Flora irá se juntar aos compatriotas Lucas e Fábio Aurélio em Anfield, e já pode fazer sua estréia na noite desta terça-feira, contra o Middlesbrough, no Estádio Riverside, na rodada de abertura da divisão Norte da Premier Reserve League.

"Isso faz a gente pensar", começa aquele que oscila entre os papéis de empresário e pai de Flora, "na situação dos jogadores aqui do Brasil. Muitos, alguns tão bons quanto o Vitor, acabaram parando nas categorias de base do Botafogo. Acabou sendo até bom que não deram uma oportunidade para o meu filho aqui no Brasil", comenta.

Dono de um passaporte italiano, Vitor não atuou acima das categorias de base no Brasil, protagonizando uma surpreendente transferência que lembra o caso do são-paulino Denílson, que pouco depois de aparecer no time principal do Tricolor já fazia as malas para mudar para Londres, onde defenderia o Arsenal. O ex-são-paulino, no entanto, tinha destaque nas seleções brasileiras de base.

"Se por um lado é uma pena, pelo outro devemos festejar essa benção que nos deram. Não deram essa chance para ele aqui no Brasil, e ele conseguiu justo no Liverpool", finaliza.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.