Personalidade | Débora Oliveira | 03/01/2022 08h45

Personalidade: Conheça o Jiu Jitsu com o professor Antonio Paré

Compartilhe:

O Jiu-jitsu é uma arte marcial de origem asiática que consiste na imobilização de seu adversário através de técnicas de torções, pressões e alavancas. Esta arte marcial chegou ao Brasil por volta de 1914, trazida pelo japonês Mitsuyo Maeda (Conde Koma). O japonês ensinou a modalidade ao brasileiro Carlos Gracie que ajudou na disseminação dessa arte pelo país e também pelo mundo. 

Professor faixa preta em 3° grau de jiu jitsu e integrante da academia Fight Sports de Campo Grande, Antônio Paré explica que a modalidade é baseada no uso do raciocínio e autodefesa, podendo ser praticada por qualquer pessoa independente do seu biotipo. "Eu comecei com 14 anos de idade no jiu jitsu. Sempre fui um menino franzino então procurei uma arte que me ajudasse a ter um nível de igualdade, e a arte marcial, não desprezando as outras, que me dava um nível de igualdade independente de biotipo era o jiu jitsu”. 

Paré explica que para ingressar na modalidade não é preciso focar em ganho de massa muscular, pois é algo natural com o tempo de treinamento. Para ele o diferencial desta arte é a técnica de imobilização que permite ao adversário desistir da luta sem sofrer muitos danos. Uma arte essencial para defesa pessoal independente de gênero. "O jiu jitsu basicamente é técnica de imobilização e por isso eu indico também para o público feminino que procure uma academia de jiu jitsu voltada para defesa pessoal, pois se uma mulher praticar diariamente a modalidade ela vai estar bem protegida”. 

Antônio é aluno do mestre e sul-mato-grossense Roberto de Abreu (Cyborg), sete vezes campeão mundial de jiu jitsu. Seguindo os ensinamentos do seu mestre e com o intuito de incentivar a prática da modalidade, ele e o amigo Herculano Borges coordenam em Campo Grande, na Associação de Moradores do Parque Maria Aparecida Pedrossian (AMAPE), um projeto voltado para o jiu jitsu, ensinando disciplina, defesa, autoconfiança e segurança. O projeto atende mais de 30 crianças na capital.

O professor relata que o jiu jitsu é uma arte milenar que cresce no Brasil e no mundo, mas lembra que os profissionais são mais valorizados fora do país, e que as pessoas precisam dar oportunidade também para professores que não possuem um curso superior. “Tem pessoas que dizem que para você ministrar uma arte marcial dentro das escola, você precisa ter nível superior em Educação Física, só que a arte marcial é uma arte milenar e mais antiga que outras graduações, então o único órgão competente para fiscalizar essas artes são as federações e confederações. O que falta é as pessoas darem oportunidade a esses profissionais que querem realmente mostrar um bom trabalho”. 

Paré também explica que no jiu jitsu não há avaliação de faixa e que o atleta é avaliado constantemente. No momento da graduação é o professor quem escolhe a faixa do aluno de acordo com o esforço e desempenho no decorrer dos treinamentos . 

Para aprender mais sobre a modalidade e conhecer a academia Fight Sports, ela fica localizada no seguinte endereço: rua Euclides da Cunha, número 111, em Campo Grande.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS