Zaccaro Ball | Da Redação/Com Campo Grande News | 20/09/2014 23h46

1º campeonato de Zaccaro Ball acontece na Capital

Compartilhe:
Atletas usam Atletas usam "mãos gigantes" no jogo (Foto: Marcelo Victor)

Campo Grande (MS) - Despertando a curiosidade de quem prestigiou o torneio de beach tennis, na praça esportiva do Parque Belmar Fidalgo, o primeiro campeonato de Zaccaro Ball foi realizado em Campo Grande. Com a quadra parecida com a de Beach Tennis e a mistura de regras do tênis e vôlei, o esporte começou a ganhar adeptos.

A raquete usada no beach tennis foi trocada por dois suportes, parecidos com grandes mãos, e os jogadores podem usar tanto a esquerda quanto a direita para acertar a bola. Como mo tênis, o jogador pode esperar a bola quicar na quadra, que também não precisa ser necessariamente de areia.

O criador do jogo, o educador físico Sérgio Plaster Zaccaro, 64 anos, revelou que o esporte foi criado depois que a “febre Gustavo Kuerten” começou no Brasil. “As crianças entravam no tênis, e quando iam crescendo, somente um lado do corpo se desenvolvia”.

As “mãozinhas mágicas”, como são chamadas por Zaccaro, fazem com que o atleta desenvolva os dois lados do corpo, não causando futuras contusões ou dores. “Eu acordei pra isso. Vi que as pessoas estavam ficando tortas e criei o esporte”, explicou o criador.

A quadra do esporte possui apenas 15x4m, menor que a de beach tennis. A pontuação é mesma do vôlei, cinco sets, porém o apenas 11 pontos precisam ser feitas para a vitória de cada um.

O primeiro Campeonato de Zaccaro Ball aconteceu em Campo Grande, conformei Sérgio, para “prestigiar as pessoas que já conheciam o esporte na região”. Zaccaro afirmou que o esporte tem se espalhado por várias partes do país e até para o exterior, como a Grécia.

Quem foi assistir o campeonato estranhou o esporte, mas logo se acostumou com duas “mãos” no lugar da raquete. “É interessante. As pessoas entendem e aprendem a jogar muito mais rápido”, admitiu João Paulo Batista Pereira, 47.

Em um dos times do torneio, Mariana Nantes Pereira, 13, também aprovou o novo jogo. “Eu achei bem mais fácil de jogar, tirando o saque”, comentou. Ela também participou do torneio de beach tennis e admitiu que o Zaccaro Ball é mais simples.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS