Xadrez | Da redação/com Diário Online | 16/11/2013 15h10

Xadrez auxilia na concentração e raciocínio lógico, dizem enxadristas

Compartilhe:

Ladário (MS) - Ladário sedia até domingo, 17 de novembro, o 1° Campeonato Internacional de Xadrez. A competição, com 40 enxadristas, foi aberta na sexta-feira, dia 15, e é uma realização do Clube de Xadrez Pantanal e conta com apoios da Prefeitura e Câmara Municipal de Ladário e SSCH.

“Ter um torneio internacional de xadrez realizado em Ladário é uma conquista, pois a cada dia temos esse esporte em crescimento no Pantanal. Esse torneio conta com a participação de enxadristas da Argentina e da Bolívia. Além disso, contamos também com a participação de representantes de estados como São Paulo e Mato Grosso. Do nosso estado, temos representantes das cidades de Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Nova Alvorada do Sul e Campo Grande. O xadrez auxilia na capacidade de raciocínio, na lógica e na paciência”, disse Augusto Samaniego, presidente do Clube de Xadrez Pantanal.

O principal objetivo é manter o intercâmbio entre os enxadristas do Brasil e da Bolívia, proporcionando acesso ao ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE) aos jogadores envolvidos na competição. O campeonato acontece na sede do Legislativo ladarense.

O enxadrista Raúl Maiques Edad, 47 anos, veio pela primeira vez a Corumbá para uma competição e disse que a prática do esporte desde a infância foi essencial em sua vida.  “Jogo xadrez desde os cinco anos, comecei as competições na adolescência, depois continuei na carreira universitária e há poucos anos me tornei o 25º do ranking nacional. Cheguei até esse nível após ser incentivado por diversos professores, por participar dos torneios diversos no país e vejo que esse torneio com certeza irá incentivar os jovens aqui presentes em investirem nesse esporte, que auxilia no desenvolvimento do corpo e da mente”, afirmou.

E há atleta que usa o xadrez como treino para o Enem de 2014, como é o caso do enxadrista corumbaense Vitor Abreu, de 15 anos. “Há quatro anos me dedico ao xadrez e nesse tempo obtive excelentes resultados em diversos setores em minha vida, como aumento das notas nas áreas de Exatas e também a questão de raciocínio. Já participei de diversos torneios municipais, estaduais e até internacional, que foi na Bolívia e fiquei entre os cinco primeiros colocados. A partir de agora eu também vou usar o xadrez para treinar para o Enem 2014, pois, o tempo da partida é o mesmo da prova e minha intenção é usar esse tempo da melhor forma possível, refletir sobre as questões, poder fazer cálculos com tranquilidade, pois sei que para muitos jovens, isso se torna cansativo e pode prejudicar. No meu caso, o tempo será usado de maneira paciente, pois estarei concentrado e com bom raciocínio, graças ao xadrez”, frisou.

Tharyllann da Silva Medeiros, de 13 anos, enxadrista de Nova Alvorada do Sul, disse que esse foi o seu primeiro torneio internacional e que apesar da novidade, estava calma. “O xadrez me trouxe essa tranquilidade, eu era muito nervosa, agitada e não conseguia me concentrar em algo por muito tempo, mas, aos poucos fui treinando essa capacidade. Minha intenção nesse torneio não era ganhar, queria apenas treinar o que aprendi”, frisou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS