Xadrez | Da redação/com Assessoria | 18/08/2015 00h26

Torneio Capivara acontece neste sábado na capital

Compartilhe:

Campo Grande - Acontece neste sábado (22), às 13h30 o primeiro Torneio Capivaras de Xadrez, que é uma promoção e realização da Caíssa Eventos.

O evento pretende reunir os jogadores que estão iniciando, ou os que já jogam há um bom tempo mas não estudam, não se dedicam em campeonatos e não obtiveram nenhum título de Campeão, item indispensável para poder participar.

Será um torneio no ritmo de xadrez rápido, onze minutos para cada jogador, e em cinco rodadas. O apoio e Rating é da LBX(Liga Brasileira de Xadrez), e do Clube Capablanca de Xadrez. O patrocínio de parte da premiação é da Maestro Consultores Associados.

A premiação é de R$ 300,00 e a expectativa é que participem ao menos vinte jogadores.

A categoria a ser premiada com troféu e título de Campeão dos Capivaras, e em dinheiro é o Absoluto, para outras categorias, como  Sub-18, Over 40 e Over 60, será com medalhas.

O inédito na categoria Absoluto é a premiação também para o último lugar, já que se tratará com certeza do último lugar entre os “capivaras”, então merece uma distinção, mesmo que levando um pouco na brincadeira, na descontração.

O termo “capivara” é usado no xadrez para designar o jogador que comete algum erro crasso na partida, como uma entrega de peça, por exemplo, e repetidamente, em vários torneios ou eventos, sendo então apelidado de “capivara”. 

Capivara é o jogador iniciante, que possui pouco conhecimento teórico e prático. É utilizado não de forma pejorativa, mas indicando uma condição que embora transitória cria situações hilárias, interessantes e paradoxais. E por extensão é utilizada para identificar fatos, situações e lances realizados durante a partida que lembram a condição do novato, do inexperiente das primeiras horas


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS