Xadrez | Da redação | 20/03/2017 14h56

Freire vence torneio internacional de xadrez na fronteira

Compartilhe:

O enxadrista Fernando Freire conquistou, no último sábado, o título do torneio internacional de Xadrez IRT Capablanca de xadrez RPD. O evento, realizado em Ponta Porã, contou com a participação de 65 jogadores de várias cidades sul-mato-grossenses e também do Paraguai. O Shopping Planet Outlet recebeu os enxadristas, que duelaram nos tabuleiros em sete rodadas, cada rodada com meia hora de duração.

Freire, pentacampeão estadual de xadrez clássico, fez 6,5 pontos em sete possíveis. O vice-campeão foi Lilio Moreira, de Pedro Juan - campeão da fronteira, com 6 pontos e melhor nos critérios de desempate que o terceiro colocado, Matheus Garcett, campeão estadual de xadrez de 2016, também com seis pontos.

A festa do xadrez foi confirmada com a participação de muitas crianças, vindas principalmente das cooperativas Universitária e Mborayhú (Pedro Juan Caballero) que possuem academias de xadrez e que apoiaram o evento.

“Importante participação registrada com o MI- Mestre Internacional Marcelo Villalba, e a presença ilustre do Sr. Luis Fretes Pereira, Capitão olímpico do Paraguay por várias vezes e enxadrista muito respeitado na fronteira, assim como as caravanas com jogadores de Campo Grande, Dourados, Ivinhema, Vicentina, Amambai e Maracajú, e de Asunción- Paraguay”, comentou Danny Ramirez, um dos organizadores.

Os primeiros colocados ganharam troféus, medalhas] e uma quantia em dinheiro, até o oitavo lugar. Em quarto lugar ficou Nivaldo Arruda (Dourados), em quinto Marcelo Villalba (Asunción), em sexto Jorge Ramírez (Asunción), em sétimo Rubens Gazineu (Campo Grande), e em oitavo Esteban Figari (Asunción).

Foram premiados também os campeões das categorias; Sub 08 - André Lima, Sub 10 - Alejandro Gonzalez, Sub 10 Fem- Melany Salinas, Sub 12 - Alex González, Sub 12 Fem - Denisse Insaurralde, Sub 14 - Joel Caballero, Sub 14 Fem- Karoline Muraoka, Sub 16 - Enry Oliveira , Sub 18 - Narciso Galeano, Over 40 - Naldo Costa, Rating U2000 - Ricardo Duailibi, Rating U1900 - Felipe Cristino, Rating U1800 - Edgar Cabañas.

Foi anunciado para o mês de maio (13 a 15) em Pedro Juan Caballero um IRT (Torneio de Rating Internacional) valendo vagas para o Campeonato Nacional de Xadrez do Paraguay que apontará o campeão 2017, e com a participação dos enxadristas brasileiros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS