Vôlei de Praia | Da Assessoria | 29/01/2021 12h33

Torneio masculino começa com definição de classificados no qualifiyng

Compartilhe:

A quinta-feira (28.01) foi um dia típico de verão em Saquarema (RJ), com a temperatura chegando a 36 graus. Clima que os atletas de vôlei de praia estão acostumados a enfrentar em competições e, no primeiro dia do torneio masculino da sexta etapa Open do Circuito Brasileiro 20/21, não foi diferente. O calor e o sol foram parte do cenário no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), sede do evento, onde 20 partidas definiram as oito duplas classificada nas vagas ainda disponíveis na chave principal.

As duplas que avançaram foram Fernandão/Rafa (ES/PR), Pedro/Gabriel Gouveia (PB/RJ), Gabriel Santiago/Johann (DF/RJ), Gabriel Mussi/Lucas Lippi (RJ), Mateus Dultra/Gabriel Zuliani (CE/PR), Felipe/Jefferson (DF/CE), Léo Gomes/Luccas Amorim (RJ/DF) e Léo Vieira/Luciano (DF/ES).

Os classificados estarão juntos dos demais times que já estavam garantidos no torneio principal em razão do melhor ranking de entradas que são André/George (ES/PB), Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Álvaro Filho (ES/PB), Guto/Arthur Mariano (RJ/MS), Renato/Adrielson (PB/PR), Arthur Lanci/Pedro Solberg (PR/RJ), Fábio/Saymon (CE/MS), Vinícius Freitas/Vitor Felipe (ES/PB), Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR), Thiago/Oscar (RJ/SC), Alisson Francioni/Matheuszinho (SC/SE), Hevaldo/Adelmo (CE/BA), Jô/Bruno de Paula (PB/AM), Vinícius/Maia (RJ), Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) e Harley/Moisés (DF/BA).

Nesta sexta-feira (29.01) todas as equipes jogarão duas vezes dentro do grupo, com os duelos começando às 8h. As duas melhores equipes em cada grupo, mais as quatro melhores terceiras avançam para as oitavas de final que acontecem no sábado (30.01), seguidas das quartas de final. As semifinais e as decisões de medalhas serão no domingo (31.01).

Os fãs poderão conferir todos os lances do torneio com as transmissões ao vivo realizadas no site voleidepraiatv.cbv.com.br, na fanpage da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook, no aplicativo da CBV, e, no domingo as semifinais e finais serão exclusivamente nos canais SporTV.

A primeira dupla classificada foi a formada por dois jovens com o DNA do voleibol no sangue. Pedro, filho do campeão olímpico Ricardo, e Gabriel Gouveia, filho de Carlão, capitão da seleção brasileira no ouro em Barcelona 1992, estrearam a parceira com duas vitórias no qualifying. Primeiro eles venceram David/Alessandro (BA/MA) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/10). No segundo jogo do dia Pedro e Gabriel levaram a melhor sobre Luccas Lima/Ferramenta (SP/RJ) por 2 sets a 1 (19/21, 21/16 e 15/13). Com a classificação garantida Pedro avaliou a estreia.

“Acho que o que falta um pouco para a dupla é se encontrar dentro de quadra. No treino a gente consegue se ajustar, mas na hora do jogo mesmo é que a gente vai começando a achar o que a gente precisa melhorar. Nos dois jogos começamos mais lentos, alguns erros, teve um pouco da ansiedade da estreia do time. Depois a gente foi melhorando. Ainda é uma adaptação muito forte porque os dois eram bloqueadores e agora os dois têm que fazer a função de defesa. Então é um peso a mais para a dupla. Vejo como saldo positivo, a gente saiu das adversidades, ainda mais no segundo jogo que também estava bem quente. A gente se concentrou, a Letícia ajudou bastante no banco, e a gente conseguiu a vitória”, disse Pedro.

O experiente Fernandão, aniversariante do dia, conseguiu avançar na competição ao lado do parceiro Rafa, outra dupla estreante na temporada. Mais bem colocados no ranking eles precisaram jogar apenas uma vez e passaram por Jean/Oldair (MS/MG) por 2 sets a 1 (19/21, 21/11 e 15/7). O bloqueador capixaba comemorou o “presente”.

“É uma sensação incrível passar um qualifying no dia do meu aniversário. Nunca são jogos fáceis no qualifying pois a pressão é enorme, mas quero muito dedicar essa vitória à minha esposa Jenneth e minha filha Liz. E quero agradecer muito a meu parceiro Rafa, que foi um monstro em quadra”, contou Fernandão.

Léo Gomes também completou mais um ano de vida nesta semana. O aniversário foi nesta quarta-feira (27.01), mas a maior comemoração veio no dia seguinte, com a classificação ao lado de Luccas Amorim. A dupla entrou em quadra pela manhã e bateu Nico/Samuel (SC) por 2 sets a 1 (21/16, 17/21 e 15/11). No segundo compromisso a vitória foi sobre André Milhomem/Fábio (DF/GO) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19). Léo passou pelo qualifying pela primeira vez na temporada, e avaliou o desempenho.

“Estou muito feliz com essa classificação no qualifyng aqui em Saquarema. Eu já tinha jogado nas outras cinco etapas e não tive êxito. Cheguei a jogar duas vezes no torneio principal, mas por convite para substituir atletas que testaram positivo para a COVID-19 e não poderia jogar. Nessas oportunidades até consegui algumas vitórias, mas não sentia o mérito. Hoje eu consegui as duas vitórias que chancelaram minha participação desta vez. Estou jogando com o Luccas (Amorim), um garoto de Brasília, que topou o desafio. Ele tem uma energia muito boa, temos conversado muito”, comentou Léo Gomes.

Uma das vagas da chave principal ficou com a dupla formada por Gabriel Mussi e Lucas Lippi (RJ). Eles começaram a rodada com triunfo sobre Matheus Manaus/Tony (AM/SC) por 2 sets a 0 (21/19 e 23/21). Depois eles garantiram a classificação ao passarem por Lipe/Ânderson Melo (CE/RJ) por 2 sets a 1 (21/18, 16/21 e 15/11). Esta foi a primeira vez que Lucas Lippi conseguiu um lugar na fase de grupos em etapas Open e não escondeu a felicidade com o feito.

“Estou me sentindo feliz demais, e com a certeza de que o trabalho está sendo bem feito. Estou desde 2019 lutando para conseguir essa vaga no Open. No final do ano passado tive uns problemas pessoais, peguei Covid-19, tudo atrapalhou no meu desenvolvimento e na continuidade do trabalho, não consegui um parceiro fixo. Esta é a primeira vez jogando com o Mussi, parceiro que me ajudou muito. Deu muito certo, é um cara que tem a mesma vibe que eu. Felicidade demais e dá mais vontade de continuar e buscar cada vez ir mais longe. Agora é me divertir, soltar o jogo, jogar sem pressão. Seja o que Deus quiser. Vou entrar e dar o meu melhor, se for para ganhar, ganhei. Se não for também, estou feliz”, falou Lippi.

Gabriel Santiago/Johann (DF/RJ) classificou ao vencer Álvaro Andrade/Rafael (SE/PB) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/18). Mateus Dultra/Gabriel Zuliani (CE/PR) passou para a próxima fase depois de derrotar Miguel/Patrick (MS/PR) por 2 sets a 0 (21/12 e 25/23). Felipe e Jefferson (DF/CE) seguem na competição depois de superarem Márcio Gaudie/Averaldo (RJ/TO) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/15). Luciano e Léo Vieira (ES/DF) completam a lista dos classificados. Eles passaram por Nilton/Rafa (RO/PR) por 2 sets a 1 (20/22, 21/16 e 15/7).

CONFRONTOS DA PRIMEIRA RODADA

Grupo A

André/George (ES/PB) x Matheus Dultra/Gabriel Zuliani - 10h40

Adelmo/Hevaldo (BA/CE) x Jô/Bruno (PB/AM) – 10h40

Grupo B

Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Gabriel Mussi/Lucas Lippi (RJ) – 9h

Alisson Francioni/Matheuszinho (SC/SE) x Vinícius Cardozo/Maia (RJ) – 9h

Grupo C

Alison/Álvaro Filho (ES/PB) x Gabriel Santiago/Johann (DF/RJ) – 9h50

Oscar/Thiago (RJ/SC) x Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) – 9h50

Grupo D

Guto/Arthur Mariano (RJ/MS) x Jefferson/Felipe (CE/DF) – 11h30

Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR) x Fernandão/Rafa (ES/PR) – 11h30

Grupo E

Adrielson/Renato (PR/PB) x Pedro/Gabriel Gouveia (PB/RJ) – 12h20

Vinicius/Vitor Felipe (ES/PB) x Harley/Moisés (DF/BA) – 12h20

Grupo F

Pedro Solberg/Arthur Lanci (RJ/PR) x Léo Gomes/Luccas Amorim (RJ/DF) – 13h10

Fábio/Saymon (CE/MS) x Luciano/Léo Vieira (ES/DF) – 13h10

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS