Vôlei de Praia | Com Confederação Brasileira de Vôlei | 29/04/2021 11h09

Pedro Solberg/Arthur Lanci e Guto/Arthur Mariano passam do qualifying em Cancún

Compartilhe:

O terceiro e último evento do hub mexicano em Cancún, competição do tipo quatro estrelas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2021, começou nesta quarta-feira (28) com a realização dos jogos de qualifyng. Nesta fase, que é realizada com partidas eliminatórios, foram definidas as últimas vagas no grupo principal do torneio. Entre os classificados estão as duplas brasileiras Pedro Solberg/Arthur Lanci (RJ/PR) e Guto/Arthur Mariano (RJ/MS).

O Brasil já tinha outras quatro parcerias garantidas na chave principal: Ágatha/Duda (PR/SE) e Taiana/Talita (CE/MS) no torneio feminino, e Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e André/George (ES/PB) na competição masculina.

Com uma das melhores posições no ranking mundial entre as duplas participantes do qualifying, Guto e Arthur Mariano (RJ/MS) precisaram entrar em quadra apenas uma vez. Eles venceram a dupla dinamarquesa Brinck/Thomsen por 2 sets a 1 (21/23, 21/19 e 15/9).

“Nós não tínhamos muita informação sobre eles, que são uma dupla jovem. Conseguimos um jogo de outro evento, e assistimos o jogo que eles fizeram na primeira rodada. Mas o importante é que conseguimos a vitória e alcançamos o objetivo do dia, que era classificar para próxima fase e seguir no torneio”, contou Guto.

No torneio principal Guto e Arthur caíram no grupo H, e jogarão nesta quinta-feira (29.04) às 18h (hora de Brasília) contra Gaxiola/Rubio, do México. Outra dupla a garantir vaga na chave masculina foi Pedro Solberg e Arthur Lanci. Esta foi a primeira vez que a parceria conseguiu alcançar a fase de grupos no hub mexicano. Para tanto, venceram os dois duelos que disputaram no qualifying. No primeiro compromisso Pedro e Arthur passaram por Flores/Pepe, de El Salvador, por 2 sets a 0 (21/10 e 21/12). Mais tarde, a vitória foi sobre os suecos Ahman e Hellvig, por 2 sets a 1 (22/20, 16/21 e 15/12). Pelo torneio principal jogarão no grupo E, contra Dalhausser/Lucena (EUA), às 17h.

Alison e Álvaro Filho (ES/PB), bronze no torneio anterior, ficaram como cabeça-de-chave no grupo A e estreiam no terceiro evento contra Sam e Bem O’Dea, da Nova Zelândia, às 15h. André e George (ES/PB) enfrentam Losiak/Kantor (POL) pelo grupo C, às 16h.

Torneio feminino terá duas duplas

Entre as mulheres o Brasil será representado pelas duas duplas vencedoras até aqui em Cancún. Campeãs do segundo evento, Ágatha e Duda (PR/SE) estão no grupo A e estreiam às 11h contra Lund/Olinstad, da Noruega. Talita e Taiana (AL/CE), que levaram o ouro na primeira semana do hub mexicano, jogam às 12h, contra Bocharova/Ganenko (RUS) pela primeira rodada do grupo D.

Já Bárbara Seixas e Carol Solberg (RJ), que jogaram o qualifying feminino, acabaram superadas pelas suíças Esmee Böbner e Zoe Vergé-Dépré por 2 sets a 0 (16/21 e 21/23), e não conseguiram a classificação para o torneio principal.

hub mexicano, como está sendo chamado o conjunto dos três torneios, acontece em formato de bolha no Gran Oasis Hotel Cancun, e contará com as principais duplas da modalidade. Esta também será a primeira vez na história do Circuito Mundial que um país receberá três eventos consecutivos da mesma categoria, envolvendo os dois naipes, e no mesmo local.

Todos os três torneios em Cancún contam pontos para a corrida mundial por vaga nos Jogos em Tóquio (JAP) e distribuirão aproximadamente 900 mil dólares (o equivalente a 5,1 milhões de reais) juntos. As duplas vencedoras somarão 800 pontos no ranking mundial.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS