Vôlei de Praia | Com CBV | 21/11/2023 12h08

Circuito Brasileiro de vôlei de praia se despede da temporada 2023 com novidades

Compartilhe:

Novas cores, novos uniformes, uma nova mascote e novos caminhos. O Circuito Brasileiro de vôlei de praia encerra a temporada 2023 em João Pessoa (PB), neste domingo (19.11), e consolida as novidades implementadas ao longo do ano, com cara nova, mais ligado ao espírito da modalidade e ao estilo de vida que a cerca. Ao longo de nove meses, nove etapas levaram emoção e grandes jogos para cidades de quatro regiões do país, que receberam nas arenas mais de 60 mil pessoas no total.

“A temporada 2023 do Circuito Brasileiro chega ao final com um enorme sucesso. Trouxemos um novo visual para a marca do evento e para a arena, modernizando a imagem da competição. Viemos com uma proposta mais equilibrada de cores que conquistou atletas, público e patrocinadores. Tivemos casa cheia em todas as etapas, o que mostra que o público ama o vôlei de praia. Queremos, cada vez mais, nos conectar com nossos torcedores, e o ambiente da praia é um lugar ideal para fazermos esse relacionamento. Estamos muito felizes com os resultados alcançados neste ano”, avaliou Henrique Netto, Diretor Comercial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

As mudanças na temporada 2023 não estiveram apenas no campo esportivo, com o aumento de oito para 12 duplas no evento principal de cada etapa, bem como o Sistema Nacional, que integrou cerca de 70 torneios nacionais, regionais e estaduais. O Circuito Brasileiro trouxe a atletas e fãs diversas novidades que deram novos ares à competição. As duplas do top 12 passaram a contar com cores exclusiva nas camisetas e tops utilizados nas partidas. As arenas se modernizaram e viraram verdadeiros centros de entretenimento e convivência trazendo uma experiência única para os torcedores. Para os atletas a CBV firmou parceria com a startup 2Sport, com o intuito de ajudá-los na captação de recursos e patrocínios, oferecendo, de forma gratuita, cursos sobre redes sociais, comunicação de alta performance, estratégia de negócios e saúde financeira. A nova mascote, a gaivota Sol, também foi apresentada ao público neste ano.

“Nosso balanço é muito positivo com as mudanças implementamos nesta temporada. Aumentamos a quantidade de duplas nos torneios, e, consequentemente, o número de premiados. Aliado a isso, colocamos em prática a proposta da integração entre os Circuitos, onde os campeonatos estaduais e as Copas Regionais também trouxeram pontos para o Circuito Brasileiro. Foi um ano de muito aprendizado, bastante participação das Federações Estaduais dentro deste processo. Ao longo da temporada também atentamos para ações de ESG, todas nossas etapas foram neutras em emissão de carbono, por exemplo. Temos detalhes a aprimorar para o próximo ano, mas sentimos que estamos no rumo certo”, explicou Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.

Outra marca importante desta temporada foi a preocupação com a sustentabilidade e a consciência social da CBV nas cidades por onde o Circuito Brasileiro passou. Ao longo da temporada foram implementadas ações com reciclagem de todo o lixo produzido nas arenas por meio de cooperativas locais, mutirão de limpeza no entorno dos eventos, plantio de mudas de vegetação nativa em áreas de preservação, todas as etapas neutras em emissão de carbono. E na etapa final, em João Pessoa, a entidade, em parceria com o Hemocentro local e a Federação Paraibana de Vôlei, fizeram campanha de incentivo à doação de sangue com a presença de uma unidade móvel para coleta na entrada do local de competição na Praia de Tambaú.

Campeões em João Pessoa

André/George e Talita/Thâmela ficaram no topo do pódio da etapa de João Pessoa. Campeões dos Jogos Pan-Americano no final de outubro, André e George levaram o título na capital paraibana com direito a duelo caseiro na decisão contra Vitor Felipe/Renato, companheiros de treino dos vencedores. Com a torcida da casa apoiando os dois lados, André e George venceram por 2 sets a 1 (21/13, 18/21 e 15/13). Este foi o quarto título de André e de George na Paraíba, juntos venceram em 2020 e 2022, André venceu em 2018 ao lado de Evandro, enquanto George tem um título com Thiago Barbosa em 2017.

“Eu amo jogar em João Pessoa, desde a minha infância eu já acompanhava os eventos aqui e sonhava com o dia que eu estaria dentro de quadra. Este foi meu quarto título aqui, o que é incrível, o terceiro ao lado do André, o que mostra que somos uma dupla que gosta de jogar em casa. A presença da família e dos amigos dá uma força muito grande para vencer os jogos e chegar ao título”, contou George.

“Queríamos muito fechar a temporada vencendo em casa, com a torcida do nosso lado. É uma energia diferente, conseguimos realizar em quadra o que nos propusemos e o resultado também nos dá mais confiança para a disputa do Circuito Mundial aqui na próxima semana”, disse André

No feminino o ouro ficou com Talita e Thâmela, que venceram Taiana e Hegê na decisão por 2 sets a 0 (21/19 e 21/13). O título em João Pessoa foi o primeiro da dupla em um torneio Top 12.

“Trabalhamos muito neste ano, com altos e baixos, nós sabemos o tamanho da importância deste título no encerramento da temporada. Somos de gerações diferentes, temos estilos de jogo diferente, mas conseguimos encaixar dentro de quadra e fazer essa mistura funcionar. E foi uma festa linda da torcida de João Pessoa”, destacou Talita.

Nas disputas de bronze, Andressa e Vitória levaram a melhor sobre Verena e Kyce no feminino, por 2 sets a 0 (21/10 e 21/18). No masculino Evandro e Arthur Lanci venceram Mateus e Adelmo por 2 sets a 0 (21/13 e 21/13), e terminaram com o bronze.

Melhores do ano

A etapa que fecha a temporada também contou com a premiação dos melhores do ano. A eleição de nove das 10 categorias foi feita por meio de voto dos próprios atletas, enquanto o Craque da Galera foi eleito por votação popular no site da CBV. Neste ano foram premiados os atletas de ambos os gêneros com o Melhor Saque, o Melhor Passe, o Melhor Levantamento, o Melhor Ataque, o Melhor Bloqueio, a Melhor Defesa, e ainda a Revelação da Temporada, o Melhor Técnico e o Melhor Jogador. Durante a cerimônia, no intervalo das semifinais do Top 12, no sábado (18.11), as duplas campeãs da temporada, Arthur/Adrielson e Duda/Ana Patrícia, foram homenageadas e receberam as taças do título.

Confira a lista dos vencedores

Melhor Saque: Evandro e Duda
Melhor Passe: George e Duda
Melhor Levantamento: George e Taiana
Melhor Ataque: André e Ana Patrícia
Melhor Bloqueio: André e Ana Patrícia
Melhor Defesa: Arthur Lanci e Duda
Revelação: Gabriel Zuliani e Kyce
Melhor Jogador: Adrielson e Duda
Melhor Técnico: Caio Lopes (técnico de Arthur/Adrielson) e Lucas Palermo (técnico de Duda/Ana Patrícia)
Craque da Galera: Adrielson e Ana Luiza

Etapa decisiva do Sub-21 começa no domingo

Depois que os nomes consagrados do Circuito Brasileiro se despediram da arena em Tambaú, é a vez da nova geração entrar em quadra. Deste domingo até a próxima quarta-feira (22.11) a capital paraibana recebe a terceira e última etapa do Circuito Brasileiro sub-21. Na disputa feminina Andryele/Larissa e Julhia/Karem estão empatadas na liderança do ranking com um torneio conquistado para cada dupla nas etapas anteriores. No masculino o empate na primeira posição é triplo entre Dudu/Isac, Vinícius/Tiago e Pedro/Henrique. Ao todo serão 63 duplas em ação de olho em um lugar no pódio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS