Vôlei | Com CBV | 19/07/2023 09h32

Seleção masculina sub-17 faz sua primeira excursão internacional

Compartilhe:

A novíssima geração do voleibol brasileiro ganha o mundo pela primeira vez. Criada em 2022 pela Federação Internacional de Vôlei, a categoria sub-17 reúne jovens talentos de 14 a 16 anos. O primeiro compromisso da equipe brasileira, treinada por Marcelo Zenni, é o Campeonato Sul-Americano, em agosto, e a preparação conta com uma série de amistosos internacionais. Depois de enfrentar a Alemanha, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema, o grupo embarca na sexta-feira (21/7) para a Argentina, onde encara a seleção local.

A preparação específica para o Sul-Americano começou em maio, quando Zenni convidou 40 atletas para laboratórios em Saquarema. Destes, 20 foram convocados para quatro blocos de treinamentos. “O intercâmbio internacional com escolas diversas do voleibol mundial é ponto fundamental no planejamento da CBV para as categorias de base. São jogos que trazem uma importante bagagem a estes atletas e potencializam a troca de experiências”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

Nos cinco amistosos contra a seleção alemã sub-17, realizados no início deste mês, o Brasil venceu dois. “A experiência contra a Alemanha foi ótima. Os jogadores ganharam bagagem internacional e tiveram uma referência de time europeu. A equipe alemã era formada por atletas mais velhos, nascidos em 2007, e nosso time é formado por nascidos em 2008. Conseguimos ser competitivos contra uma equipe europeia e de uma geração à frente. Tivemos que aprender a lidar com bloqueio mais alto, demos mais entrosamento para a equipe e testamos todos os jogadores”, disse Marcelo Zenni.

Na Argentina, serão realizadas quatro partidas entre os dias 22 e 27 de julho, todas elas disputadas em cinco sets obrigatórios. “Teremos um bom parâmetro da equipe e avaliaremos um adversário direto”, completa Zenni.

A equipe sub-17 do Brasil que vai à Argentina é composta pelos opostos João Pedro Limeira e Théo Schrank; os levantadores Caio Horácio e Lucas Vinícius da Rocha; os centrais Eliab Correa, Emanuel Bertoncini, Luiz Felipe da Silva e Victor Porto; os ponteiros Cauã Casagrande, Geilson Freitas, Lucas Righi, Miguel Senes e Nicolas Rodrigues; e os líberos Bruno Romano e Kayo Rafael Costa.

A comissão técnica é formada pelo treinador Marcelo Zenni, o chefe de delegação Leandro Alves de Carvalho, a assistente técnica Patrícia Cremasco, o assistente técnico Hugo Vieira, o preparador físico Filipe Costa, o analista de desempenho Gustavo Primo e o fisioterapeuta Alexandre Gil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS