Vela | Gazeta Esportiva.Net | 25/01/2008 13h52

Brasileiros sobem na classe 470 e estão mais perto de vaga olímpica

Compartilhe:

Melbourne (Austrália) - Os brasileiros Fábio Pillar e Samuel Albrecht estão muito próximos de garantir vaga para os Jogos Olímpicos na classe 470 da vela. Realizadas mais três regatas nesta sexta-feira no Mundial disputado em Melbourne, a dupla subiu da 33ª para a 25ª colocação do torneio e está praticamente garantida entre as 40 embarcações que disputam a fase final.

Embora estivessem previstas duas regatas para esta quinta-feira, a organização do Mundial resolveu promover uma terceira devido ao receio de que os ventos não estejam bons no sábado. E foi justamente nesta etapa que os brasileiros se destacaram com a segunda colocação, contra um 12º e um 13º lugares conquistados nas outras duas séries dos dia. Finalizadas cinco regatas, foi descartado o pior resultado de cada dupla - no caso de Pillar e Albrecht, o 18º da primeira regata -, e agora os brasileiros somam 34 pontos perdidos.

O Mundial distribui oito lugares para as Olimpíadas de Pequim-2008. Para consegui-los, as embarcações precisam ficar entre as 40 que disputam a fase final. Por enquanto, os brasileiros estão garantindo a quarta vaga pois estão atrás apenas de Nova Zelândia, Rússia e Áustria que não conseguiram se classificar durante o Mundial de Cascais, em 2007.

Os também brasileiros Maurício Santa Cruz e Pedro Tinoco conseguiram melhorar sua colocação no Mundial e subiram da 53ª para a 39ª colocação, com um décimo, 24º (descartado) e um segundo lugares nas regatas disputadas nesta quinta-feira e 47 pontos perdidos. Entretanto, seguem longe da vaga olímpica pois apenas se garante a melhor parceria de cada país. Bernardo Low-Beer e Guilherme Hamelmann aparecem apenas na 91º posição com 106 pontos perdidos.

Tanto no masculino quanto no feminino, a liderança é italiana. Entre os homens, Gabrio Zandonãs e Andre Trani estão na ponta com apenas nove pontos negativos. A dupla amargou um oitavo lugar nesta quinta, mas pôde descartá-lo. Logo em seguida aparecem os britânicos Nic Asher e Elliot Willias.Entre as mulheres - sem representantes brasileiras - a ponta é das italianas Giulia Conti e Giovanna Micol com nove pontos perdidos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS