Rally dos Sertões | Com CG Noticias | 30/08/2022 13h22

Rally dos Sertões chegou em Campo Grande

Compartilhe:
(Divulgação/Prefeitura) (Divulgação/Prefeitura)

Iniciada na sexta-feira (26), a edição comemorativa de 30 anos do Rally dos Sertões – oficializada como a maior competição do mundo – chegou em sua terceira etapa, e os competidores terminam o percurso do dia na capital sul-mato-grossense, considerada o portal de entrada do Pantanal.

Por conta de uma das alvoradas mais bonitas do Brasil na ponte sobre o Rio Paraná, que conecta os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a etapa foi batizada de “Formoso Céu”. Ela marca a transição da região Sudeste para a Centro-Oeste, a segunda das cinco por onde o rally passa. O roteiro tem saída na cidade de Presidente Prudente (SP) e inclui deslocamento inicial de 135 km, outros 307 km de trecho especial e mais 344 km de deslocamento final, totalizando 786 km percorridos.

Após o fim da etapa, o evento migrou para a Vila do Sertões, que foi montada no autódromo de Campo Grande, com apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). A visitação foi liberada durante todo o dia. O local conta com praça de alimentação, áreas de ativação dos patrocinadores, venda de produtos licenciados na loja oficial, tendas de cultura e turismo e a presença das equipes de competição.

Também nesta sexta-feira acontece a premiação do concurso de gastronomia Sabores dos Sertões, que promove a culinária local e temperos regionais das cidades dentro do roteiro, e a cantora Juci Ibanez leva muito samba e MPB para os presentes com um show especial. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, falou sobre a inclusão da Capital no rally. “É muito importante para o nosso setor de turismo que Campo Grande recebe eventos desse porte, com reconhecimento mundial. E mais ainda para nós é poder agregar com um pouco da arte e cultura local, para que os visitantes possam descobrir o que a Cidade Morena tem de melhor”.

Sobre a competição

Em uma edição histórica, a prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também homenageia o Bicentenário da Independência. O evento foi oficializado em 2022 como o maior rally do mundo em trechos cronometrados. O percurso total tem 7.202 km, dos quais 4.378 km de trechos cronometrados.

Com um roteiro de 15 dias, os pilotos vão cruzar as cinco regiões do País, oito estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA – e 14 cidades. Tanto a largada quanto a chegada acontecem em locais inéditos: Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição; e mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA).

O Sertões é muito mais do que um rally. É uma prova que tem o Brasil como pano de fundo. Leva medicina de qualidade para a população carente das cidades por onde passa, através da startup social SAS Brasil, e movimenta a economia das cidades por onde passa. Promove a gastronomia local com o concurso Sabores do Sertões; oferece capacitação para os pequenos empreendedores locais, em parceria com o Sebrae; engaja as escolas da rede pública através da realização do Concurso de Redação e Arte; e promove o Brasil através de Expedições de Turismo, que acontecem o ano todo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS