Premiações | Com Diário MS | 22/12/2006 12h31

Lucas Cruz Kanieski vence o Prêmio Personalidade do Esporte

Compartilhe:

Dourados (MS) - Lucas Cruz Kaniéski, 16 anos, atleta da natação. Este foi o ganhador do prêmio Personalidade do Esporte 2006 o realizado pela Sejel (Secretaria da Juventude Esporte e Lazer) com o apoio da Funced (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados). Lucas também ganhou o troféu em sua modalidade sendo o destaque da natação em 2006.

Ontem, dia que sucedeu a entrega do prêmio, Lucas esteve na redação do Diário MS para um conversa informal que rendeu grandes revelações e um apelo do atleta para a sociedade no geral com relação ao apoio dado para o esporte como um todo.

Kaniéski, que treina na Capital do Estado, onde reside com seu técnico, apontou as dificuldades que enfrenta como atleta e ressaltou a injustiça que se faz quando muitos consideram os desportistas, pessoas desocupadas.

"Não fosse pela paixão ao esporte, eu preferia estar com um emprego, ou pela idade estar apenas estudando, porque o 'ralo' é muito grande", disse.
Como maior dificuldade, Lucas ressaltou a falta de apoio por parte de órgãos públicos e privados, que induzem o atleta a contar apenas com o famoso "paitrocínio" para viagens e despesas com sua estadia em Campo Grande, onde treina.

O nadador é fundista (especialista em percursos longos), federado pela Aipan (Associação Independente de Pais e Atletas da Natação) e treina na piscina do Sest/Senat, onde paga uma taxa mensal. Outra dificuldade de Lucas, que é da maioria dos atletas, é o pensamento arcaico da sociedade de que atleta é desocupado.

"Tudo que eu queria dizer é que minhas viagens não são turismo. Eu geralmente chego para as competições e fico no hotel, porque tenho de estar concentrado para competir. Fui a muitos lugares, mas passear não é o forte das viagens, o que faço é minha profissão", disse.

Lucas ainda passou o cronograma de sua dura rotina que vai de segunda a sábado. Ele acorda às 7h30 para malhar, de onde sai para o treino que inicia às 8h30. Depois Lucas tem pausa de almoço que dura das 11h30 às 13h, quando vai à escola, onde cursa o 2º ano do ensino médio. No final da tarde, quando sai da escola, às 17h30, Lucas treina até às 20h30 em média e após a janta dorme para começar tudo de novo.

"Às vezes tem festinhas e lugares pra ir que eu não posso. Tem que ter responsabilidade, alimentação é balanceada, enfim, tudo é uma rotina cansativa que não traz nenhuma folga, como muitos pensam", disse.

No momento Lucas Kaniéski apresenta grandes resultados pela natação do Estado, em especial representando a cidade de Dourados que nunca contou com um nadador de tanto talento. No cenário nacional Lucas ocupa posição de destaque, ele é o sétimo colocado na categoria absoluto dos 1500m.

A busca incansável de Lucas é por apoio financeiro e da sociedade, já que é visível sua responsabilidade como atleta com total abnegação dos direitos de, pode se dizer, um garoto de apenas 16 anos. "São poucas as competições que dão premiação em dinheiro e isso torna o esporte difícil de se seguir. O que esperamos é um pouco apenas de reconhecimento", finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS