Política | Da redação | 31/07/2010 13h36

Dirigentes esperam que emenda na LDO seja "apenas um começo"

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Graças à escolha do Rio de Janeiro para ser sede das Olimpíadas em 2016, a classe política começou o ano de 2010 olhando diferente para o desporto. Prova disso foi a única emenda aprovada pela Câmara Municipal de Campo Grande, que adicionou na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011, a LDO, o esporte como sendo uma das prioridades de investimento da Capital para o próximo ano. De autoria coletiva dos vereadores da base do prefeito Nelson Trad Filho, a emenda modifica o artigo 4º, inciso II, ficando o texto da Lei com a seguinte redação: "prioridade de investimento nas áreas sociais, educação, saúde e esporte".

Para o vereador Mario Cesar (PPS), relator da LDO, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, e membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, é preciso aproveitar a "euforia olímpica". "Vimos a necessidade de incentivar esta área que contribui tanto para educação, saúde, lazer e até mesmo segurança pública. Se algum atleta alcançar as Olimpíadas será apenas consequência. O objetivo é aproveitar este momento benéfico para fomentar cada vez mais o esporte, ressaltando que o investimento não pode parar em 2016", pede o parlamentar.

Josimário Derbli, presidente da Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul, espera que a emenda seja apenas um começo. "A Câmara reconheceu a importância do esporte na formação dos jovens. Campo Grande ganha muito bom isso. Contudo, isso não pode ficar apenas no papel, tem que ser posto em prática, transformar em números, em resultados. A Capital necessita de uma política agressiva para o esporte de rendimento", diz o dirigente. "Mato Grosso do Sul e Campo Grande forma atletas em nível escolar apenas, e depois exporta. Isso precisa mudar", completa.

César Paschoal, presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul, partilha de opinião parecida. "É um avanço, uma satisfação saber que as autoridades municipais estão preocupadas com o esporte. Nós necessitamos de ajuda, pois as federações trabalham no limite para realizar eventos. [A LDO] É um começo para termos atletas nas Olimpíadas de 2016. Nós do judô caminhamos para isso, sempre conquistando medalhas nos torneios internacioanais", destaca.

Luis Fernando Villanueva, presidente da Federação de Rugby de Mato Grosso do Sul, tem a esperança de que a aprovação da emenda esportiva seja apenas um início de uma estruturação. "Acho que o Pan de 2007 deixou um legado. Com Olimpíadas e Copa vindo aí, temos oportunidade de ter atletas representando nosso Estado. Isso faz com que o poder público invista mais no esporte. Esse é o primeiro passo para começar a estruturar", afirma.

Já o presidente da Liga Pró Basquetebol de Mato Grosso do Sul, Vagner de Almeida, quer que o apoio saia do papel. "A gente espera que tenha mais recursos. Esse apoio é uma coisa muito geral. Tem muitas coisas que são aprovadas no papel, mas falta um pouco de agilidade. Hoje, os maiores eventos do Estado são realizados em Campo Grande, e espero que essa lei incremente isso", diz.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS