Pesca | Da Redação/Com Hoje MS | 13/05/2011 13h33

2 º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas vai começar amanhã

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - O Balneário Municipal de Três Lagoas, localizado às margens do Rio Sucuriú, será palco pela segunda vez, do Torneio de Pesca de Três Lagoas. A competição de pesca esportiva acontece amanhã e domingo.

A organização procurou manter o regulamento da edição de 2010. Além dos competidores terem aceitado bem as regras, a manutenção garante a credibilidade do evento, que já começa se transformar numa tradição do município e região.

A responsabilidade maior de manter o torneio justo para com todos os participantes é do diretor Werbert Gonçalves da Silva, ou simplesmente "Capitão Gancho", como o mineiro de Ituiutaba é conhecido. "Estamos conservando o regulamento 100% igual ao do ano passado. Todos os pescadores acataram bem as regras e também acharam era melhor não fazer alterações", explicou o diretor.

O Capitão Gancho é promotor de eventos de pesca esportiva, consultor e guia de pesca. Ele atua nos estados de Minas Gerais e Goiás. Em Três Lagoas, como responsável pela direção do torneio, tem como obrigação, além de escrever (no caso deste ano, manter) as regras, dar o sinal da largada e encerramento, fazer a medição dos peixes, apurar e divulgar os resultados.

Ainda segundo o Capitão, houve receio de alguns competidores no início, mas rapidamente todos mudaram de ideia. "Vários pensaram que não iriam conseguir cumprir todas as propostas do regulamento. Mas na prática, viram que era fácil e colaboraram bastante com a organização", frisou.

Werbert explicou que sempre acontece nas competições Brasil a fora de alguns pescadores reclamarem das medições, mas em Três Lagoas foi diferente. "Muitos querem obviamente defender cada milímetro dos peixes que capturam. Mas por aqui não teve nada disso. Fomos até muito elogiados. Alguns pescadores experientes disseram que foi a medição mais justa que já presenciaram", salientou.

A meta do 2º Torneio de Pesca de Três Lagoas vai muito mais além da busca por retorno financeiro, entretenimento e diversão. "Nossa proposta não é conseguir meramente renda. O que queremos é fomentar a pesca esportiva, que é o segmento mais moderno de preservação ambiental", destacou. "É muito importante promover o turismo sustentável por meio do pesque e solte, já que é muito mais natural a pessoa abater o peixe do que soltá-lo", finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS