Personalidade | Gabriel Sato | 04/09/2020 08h48

Clube de base campo-grandense revela atletas há mais de 20 anos

Compartilhe:

Tornar-se jogador de futebol é o sonho de muitos jovens brasileiros. A paixão pelo esporte e o desejo de jogar em grandes ligas internacionais começa desde cedo, época em que esses pequenos sonhadores entram nas tradicionais “escolinhas de futebol”. Muitos passam por esta fase e conseguem realizar o sonho. Outros possuem uma “carreira” futebolística curta e permanecem no com o sonho vivo até o avançar da idade, em torno dos 16 e 17 anos, tido como "velhos" conseguirem fazer parte das categorias de base de clubes. Fato é que esta fase na vida dos jovens não só os ensina sobre futebol, padrões táticos, formações, enfim, mas evidencia aprendizados para toda vida.

O ex-atleta profissional e apaixonado por futebol, Hélio Gomes, e seu primo, iniciaram em 1998 o projeto do Los Angeles Futebol Clube, para treinar garotos e auxiliá-los nos contraturnos escolares. “Montei um campo com um time que a gente tinha, e surgiu a ideia do meu primo de colocar os meninos do bairro para treinar. Então, começamos a treinar esses garotos na caixa de areia e o projeto foi dando início”.

A equipe, com anos de tradição, é considerada a maior e uma das mais antigas da categoria de base de Campo Grande-MS, segundo Gomes. A escolinha, que possui 160 atletas atualmente, contabiliza diversos craques ao longo de todos esses anos. “Revelamos vários garotos, muitos estão fora do país, outros estão aqui jogando em clubes grandes ou menores, e alguns pararam e foram estudar, que é algo que valorizamos muito”.

Equipe do Los Angeles FC (Foto: Divulgação/Facebook)

Os estudos são prioridade na equipe. Gomes revela que o principal não é revelar atletas, mas sim formar bons seres humanos. "Muitos atletas treinavam conosco pararam e foram estudar. Nós pedimos para que eles estudem, muitos já são pai de família e é gratificante quando a gente os encontra e vê que o nosso trabalho foi bem feito".

O treinador relata ainda que alguns jogadores acabam abandonando o esporte devido ao uso de substâncias ilícitas, tráficos de drogas ou problemas familiares. Mas, em geral, o clube possui percentual positivo na formação de cidadãos.

O time campo-grandense contabilizou diversos títulos ao longo dos anos. Além de participar das competições, o Los Angeles e seus administradores também organizam campeonatos em Mato Grosso do Sul. Para estimular os atletas no futebol, o clube costuma participar de duas a três vezes das competições Mercosul, que acontecem no interior dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Aos interessados, os treinos acontecem sempre às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, na chácara Helio's Vídeo. O endereço é rua Antônio Prado, 435, Jardim Los Angeles. O telefone para contato é (67) 99213-1345.

*Sob supervisão de Lucas Castro, da redação do EA.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS