Pan-americano | UOL | 22/07/2007 16h52

Ricardo e Emanuel vencem Pan e faturam título que faltava

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Ricardo e Emanuel já eram campeões brasileiros, mundiais e olímpicos. Neste domingo, conquistaram a última medalha de ouro que faltava em suas coleções: a dos Jogos Pan-Americanos. No Rio de Janeiro, a dupla brasileira bateu na final os norte-americanos Hans Stolfus e Ty Loomis por 2 sets a 0, com parciais de 21-19 e 21-13.

O título no Pan de 2007 se soma ao ouro na Olimpíada de Atenas-2004, ao tetracampeonato mundial (conquistado entre 2003 e 2006) e aos três títulos do Circuito Brasileiro (2002, 2003 e 2006).

O jogo, disputado sob intenso calor, não atraiu a atenção do público. Apesar de os organizadores do Pan afirmarem que todos os ingressos estavam vendidos, quase metade da arquibancada ficou vazia.

Antes da partida, os torcedores foram brindados com uma apresentação da bateria da Portela. O carnaval em Copacabana foi completado com dois casais de mestre-sala e porta-bandeira e seis passistas com shorts curtos.

A final diante dos foi a partida mais difícil enfrentada pela dupla brasileira no Pan. Até este domingo, Ricardo e Emanuel não encontraram problemas para passarem pelos adversários.

Durante o jogo, quem começou ditando o ritmo foi a dupla brasileira. Emanuel marcou o primeiro ponto para os campeões olímpicos, que abriram 3-1 de vantagem após um erro de Stolfus.

Mas a dupla norte-americana, que disputou apenas o seu quarto torneio junta, passou a forçar muito o saque até conseguir ficar na frente do marcador 6-4. Um ataque para fora de Ricardo e um erro de Emanuel deixaram os rivais com quatro pontos de vantagem (12-8).

Os brasileiros pediram tempo. E o minuto de descanso deu resultado. Ricardo e Emanuel marcaram três pontos seguidos e voltaram para o jogo. Mesmo assim, precisaram jogar muito para fechar a parcial em 21-19. Em duas bolas os norte-americanos reclamaram bastante da arbitragem.

No segundo set, Stolfus e Loomis continuaram a dar trabalho para os brasileiros. A dupla dos Estados Unidos equilibrou o jogo novamente até o oitavo ponto. Mas a maior capacidade técnica de Ricardo e Emanuel fez com que os brasileiros marcassem nove pontos seguidos e consolidassem o domínio até fecharem em 21-13.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS