Pan-americano | UOL | 09/06/2007 17h19

Popó leva chama pan-americana para a cidade de Salvador

Compartilhe:

Salvador (BA) - Embaixador do revezamento da tocha pan-americana, o pugilista Acelino Popó Freitas levou a chama, neste sábado, para sua cidade natal. Em Salvador, ele também participou do revezamento da tocha. Este é o quinto dia da tocha no Brasil, desde o acendimento em Teotihuacan, no México, na última segunda-feira.

Salvador é a sétima cidade a receber a tocha no trajeto até o Rio de Janeiro, onde chegará no dia 13 de julho, para a cerimônia de abertura dos Jogos. Cada uma das localidades brasileiras representa um país participante do Pan. A capital baiana ficou com Cuba, sede dos Jogos em 1991.

Artistas, esportistas e convidados formam o grupo de carregadores da tocha em Salvador. Margareth Menezes, que cantou o hino brasileiro em Cabrália, no dia da chegada do fogo pan-americano ao Brasil, volta a participar do evento, agora no revezamento. No campo da música, também estão presentes os cantores Xandy, Carla Perez, Luiz Caldas e o grupo Timbalada, entre outros.

Os jogadores Baiaco (representando o E.C. Bahia) e André Cazumbá (do Vitória), e a nadadora Nayara Ribeiro, classificada para os 800 m livre no Pan, são outros representantes do esporte, junto com Popó. O boxeador aproveitou para falar sobre as chances de medalha em sua modalidade nos Jogos.

"Isso aqui dá saudade de 95 (quando foi prata na categoria leve). Mas eu estarei no Rio, apoiando o comitê olímpico e o boxe. A equipe tem sete baianos e tem chances, se não pegar nenhum cubano pela frente", disse o chefe da equipe brasileira de boxe no Pan, em entrevista ao canal Sportv.

Segundo o ministério do Esporte, dez guias cívicos formados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), chegaram nesta sexta-feira à cidade para percorrer as ruas distribuindo material com informações sobre a tocha e o Pan.

Eles deixarão Salvador neste domingo, quando a chama passará pela aldeia indígena de Canindé de São Francisco, no semi-árido do Sergipe. No mesmo dia, a tocha segue para a capital Aracaju, representante de Antígua e Barbuda.

Faltam 19 dias para a Tocha do Pan chegar em Campo Grande (MS).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS