Pan-americano | Terra Esportes | 13/06/2007 20h08

Nuzman diz que segurança do Pan atende padrão olímpico

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, afirmou nesta quarta-feira que a segurança dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, marcados para julho, atende ao padrão olímpico.

"É um modelo de segurança que cumpre o padrão olímpico e com certeza mostrará o sucesso do trabalho em conjunto dos três governos. Sem isso, não haveria possibilidade do País se candidatar à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016", disse.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, participou, nesta quarta, de uma coletiva sobre o balanço das ações com vistas ao Pan. Ele confirmou que os legados ficarão para a cidade.

"Fazer apenas a segurança do evento custaria menos, seria mais fácil, mas o governo federal está aproveitando para investir na estrutura de segurança do Rio", afirmou Corrêa.

O secretário lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido enfático ao falar sobre a segurança dos Jogos, o que mostra a preocupação do governo com o assunto. Segundo Corrêa, as ações no Rio de Janeiro não serão encerradas após a competição.

Ele citou como exemplo o Programa Nacional de Segurança Pública para a Cidadania (Pronasci), que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Justiça para atender, inicialmente, a 11 regiões em todo o País.

Segundo o secretário, o maior legado a ser deixado será a introdução de uma cultura de integração entre diferentes esferas de governos (federal, estadual e municipal) e a formação em massa de profissionais aptos para o planejamento e coordenação de segurança de grandes eventos.

"O governo está desenvolvendo seu papel de articulador. Estão todos colaborando para um mesmo objetivo: garantir segurança dos Jogos", afirmou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS