Pan-americano | GE.net | 19/07/2007 12h50

No pesado, Schilliter domina, vence haitiano e vai para final

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Na prova mais premiada do judô brasileiro na história dos Jogos Pan-americanos, o brasileiro João Gabriel Schilliter manteve a tradição e garantiu pelo menos a prata para o país na categoria pesado. Nesta quarta-feira, ele encarou o experiente haitiano Joel Brutus e finalizou a luta com o adversário sem muita dificuldade.

Defendendo o ouro conquistado por Daniel Hernandes em Santo Domingo-2003 (conquistado justamente com uma vitória sobre Brutus na decisão), Schilliter encara na final o cubano Oscar Brayson, em combate marcado para as 14h40 (MS) desta quarta.

A vitória sobre o haitiano também garantiu o bom desempenho de judocas nacionais na categoria pesado. O Brasil já faturou oito medalhas na modalidade, sendo dois ouros, quatro pratas e dois bronzes. Além disso, o país colocou um atleta no pódio nesse limite de peso nas últimas oito edições do Pan.

Para conseguir o feito, Schilliter não precisou de muito. Embora atuando com um adversário mais experiente, de 32 anos, o brasileiro de 22 anos não se intimidou e conseguiu inaugurar o placar já com 40s de combate, graças a uma punição ao haitiano. O koka conseguido no início da luta se transformou em yuko momentos depois, com nova punição para Brutus.

Logo em seguida, Schilliter aproveitou o evidente cansaço do rival e começou o processo de imobilização. Antes de o juiz decretar a vitória do brasileiro, o haitiano deu os três toques na perna do brasileiro indicando a desistência do combate.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS