Pan-americano | GE.net | 17/07/2007 16h54

No desempate, mexicana evita o ouro de Natália Falavigna

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Na esperada revanche do taekwondo, categoria +67 kg, Natália Falavigna não conseguiu dar o troco na mexicana Rosario Espinoza pela derrota na semifinal do Campeonato Mundial de 2007 e ficou com a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos. A brasileira perdeu a luta na prorrogação por 2 a 1, no Pavilhão 4A do Complexo Esportivo Riocentro.

Revoltada com o ponto cedido pela árbitra à mexicana em um contra-ataque, a Confederação Brasileira de Taekwondo recorreu do resultado, mas não obteve sucesso.

As duas lutadoras tiveram um primeiro round de estudos, com respeito mútuo. Contudo, Natália Falavigna foi mais efetiva e conquistou um golpe válido, abrindo 1 a 0 sobre a adversária mexicana.

No segundo round, o equilíbrio foi mantido. As duas lutadoras fizeram várias tentativas nos dois minutos de disputa, mas nenhum ponto foi reconhecido pelos árbitros.

No terceiro round, Falavigna tentou administrar ao máximo sua vantagem. No minuto final, a brasileira solicitou atendimento duas vezes devido a dores no pé. Só que a mexicana alcançou o empate e levou a decisão para o tempo extra (golden point).

Na prorrogação, a primeira que conquistasse um ponto ficaria com o título. Após troca de golpes, a mexicana levou a melhor, para frustração do público e desespero da brasileira.

Mesmo com o resultado de Natália Falavigna, o Brasil fecha o taekwondo com uma medalha de ouro, dois bronzes e uma prata, na melhor apresentação da modalidade no evento. Anteriormente, Diogo Silva havia conquistado o primeiro lugar na categoria até 68kg.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS