Pan-americano | GE.Net | 15/07/2007 20h07

Diogo Silva, do taekwondo, dá o primeiro ouro para o Brasil

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Finalmente saiu a primeira medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos. Foi com o paulista Diogo Silva, na categoria até 68kg do taekwondo, que bateu o peruano Peter Lopez na decisão por 3 a -1 .

Silva, que nasceu na cidade de São Sebastião, havia ficado com a medalha de bronze nos Jogos de Santo Domingo, em 2003. Nas Olimpíadas de Atenas, ele havia chegado na semifinal, mas foi derrotado e depois perdeu a medalha de bronze para o sul-coreano Myeong Seob Song.

Curiosamente, Silva entrou no esporte por causa da mãe, que queria que o filho parasse de arrumar confusão na rua. Ele escolheu o taekwondo porque queria imitar os golpes dos atores em filmes de luta. \"Dedico essa medalha à minha equipe. Essa medalha é a minha vida. O taekwondo foi a forma que eu achei para sair da rua\", comentou o campeão.

Trata-se da segunda medalha brasileira no taekwondo: neste sábado, Márcio Wenceslau ficou com a prata, ao cair diante do dominicano Gabriel Mercedes na decisão. O país ainda tem grandes chances de subir ao ponto mais alto do pódio da modalidade com Natália Falavigna, campeã mundial em 2005.

A luta decisiva - Para chegar à final, ele passou pelo guatemalteco Gabriel Sagatsume e pelo dominicano Yacomo Garcia, ambos por 3 a 0. Assim como ocorreu diante de Garcia, Diogo Silva começou o duelo estudando o adversário, que também fazia o mesmo. Com isso, os dois passaram o primeiro tempo quase que inteiro sem lutar, o que obrigou o árbitro a tirar um ponto de cada competidor: -1 a -1.

Foi então que o brasileiro partiu para cima de Lopez e encerrou o primeiro round com -1 a 0. Na segunda etapa, ele conseguiu outros dois golpes validados pela arbitragem e encerrou a etapa com três pontos de frente (2 a -1).

Neste momento, a torcida que compareceu ao Riocentro em bom número já estava delirando com a aproximação da primeira medalha de ouro para o Brasil. Precisando da vitória, o peruano passou a lutar com agressividade, mas Diogo conseguiu travar bem a luta, apesar de algumas advertências do árbitro.

Faltando 1min20 para o final da luta, o paulista conseguiu o golpe decisivo e aumentou a sua vantagem para 3 a -1. Valente, Lopez ainda tentou pelo menos diminuir a diferença, mas tentou a virada lutando mais no desespero do que na técnica, garantindo assim a vitória para o brasileiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS