Pan-americano | GE.net | 22/06/2007 11h18

Com surpresas, técnico convoca a seleção feminina de vôlei

Compartilhe:

Saquarema (RJ) - Técnico da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães já escolheu o time que vai tentar se recuperar da quarta colocação nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, em 2007. Nesta quinta-feira, ele divulgou a lista das 12 jogadoras que defenderão a camisa amarela no Rio 2007.

E a lista contém surpresas: sem disputar uma partida pela seleção desde Atenas-2004. A ponteira Érika estará presente no time, assim como a central Thaisa, aposta do técnico Bernardinho que desde a temporada 2005/2006. Jogadora mais alta em atividade no país (com 1,96m), ela vem se destacando no Rexona/Ades, campeão nacional nas duas últimas temporadas.

Para a entrada delas, duas vice-campeãs mundiais perderam o posto: a meio-de-rede Carol Gattaz, que fez uma temporada inconstante pelo Finasa/Osasco, e a oposto Renatinha, cuja vaga será ocupada por Mari, que, por sua vez cedeu seu lugar na ponta para Érika.

As outras nove convocadas são as levantadoras Fofão e Carol Albuquerque, a oposto Sheilla, as ponteiras Sassá, Paula Pequeno e Jaqueline, as centrais Fabiana e Walewska e a líbero Fabi.

"Foi uma definição difícil, já que a disputa entre as atletas estava muito igual. Mas a comissão técnica definiu em conjunto este grupo", comentou o treinador, que garante que ninguém foi cortado.

"Decidimos não cortar ninguém. Escolhemos 12 jogadoras para a disputa do Pan. As demais continuam em treinamento para o Grand Prix. Depois, dessas que vão para o Pan, vamos tirar duas: a Fofão a Walewska, pois já tínhamos combinado anteriormente que elas repousariam durante este período devido ao desgaste que tiveram durante a temporada do Campeonato italiano", emendou.

Pela primeira vez no ano o treinador contou com o grupo completo. Nesta quinta-feira, Waleswska, Fofão e Jaqueline fizeram seus primeiros treinamentos com a equipe, já que terminaram a disputa do Campeonato Italiano na última semana.

"Estamos a 22 dias dos Jogos Pan-Americanos e temos três jogadoras que se apresentaram praticamente hoje (quinta-feira). Teremos que dar ritmo de jogo para elas. Os amistosos contra a Sérvia servirão para isto. Em contrapartida, temos a seleção de Cuba, que acredito que venha com sua força máxima e está disputando sua quarta competição no ano. Jogou dois torneios na China, a Montreux Volley Masters, na Suíça, onde foi vice-campeã, e agora está na Copa Pan-Americana, no México. É um time que virá com um certo ritmo de jogo e deverá ser um dos finalistas", ressalta Zé Roberto.

Antes de estrear na primeira competição oficial do ano, o grupo comandado pelo técnico Zé Roberto disputará duas partidas amistosas contra a equipe da Sérvia, nos próximos dias 26 e 28, em Brusque e Jaraguá do Sul, respectivamente, às 18h20, com transmissão ao vivo do canal Sportv. Em seguida, o Brasil jogará com o mesmo adversário o "Desafio Internacional de Voleibol", nos dias 30 de junho e 1º de julho, um evento-teste para os Jogos Pan-Americanos.

Para Zé Roberto, a chegada das últimas três jogadoras foi fundamental, mas agora o time precisa se ajustar com as companheiras.

"Tentaremos dar um padrão de jogo para a equipe nestes quatro jogos amistosos contra a Sérvia. Nossas jogadoras são experientes e pegam rápido o esquema tático da seleção, principalmente a Fofão, que é a levantadora titular e é uma jogadora que já sabe a velocidade de todas as suas companheiras. Isso facilita um pouco. Porém, sabemos que no voleibol o movimento de todas as jogadoras precisa ser constantemente treinado e repetido", explica o treinador.

As jogadoras que permanecerão em Saquarema são Fabíola (levantadora), Renatinha (oposto), Arlene (líbero), Carol Gattaz (meio-de-rede) e Joycinha e Regiane (opostos).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS